Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Memória após os 50 anos: quais alimentos podem auxiliar?

  • Nutrição do dia a dia
  • 8min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Uma das funções mais importantes do cérebro é a memória, a qual pode ser definida como a capacidade de armazenar informações. Utilizamos essas informações para quase todas as ações que são realizadas no dia a dia. 

Ao longo dos anos, a memória pode sofrer algumas falhas, principalmente após os 50 anos. Além do avanço da idade, o estresse, o cansaço e uma rotina muito agitada podem levar aos esquecimentos do cotidiano. Porém, é possível prevenir e uma das maneiras mais importantes para isso é ter uma alimentação balanceada que inclua alimentos que podem auxiliar nesse processo, ajudando a manter a memória após os 50 anos.

Quais alimentos auxiliam na memória após os 50 anos?

Confira agora 7 alimentos que podem ser grandes aliados da memória após os 50 anos, junto de uma alimentação equilibrada e variada: 

alimentos-para-memoria-apos-os-50-anos

1. Peixes

Alguns peixes como salmão, atum e sardinha são ricos em ômega 3, uma gordura boa, do time das gorduras poli-insaturadas, que facilita a passagem de informações para o cérebro, auxiliando na melhora de seu funcionamento para gravar informações, o que contribui para a memória após os 50 anos.

Além disso, possui outros benefícios como auxiliar no aumento na captação de serotonina – hormônio da felicidade - no cérebro, contribuindo para o bom humor. A recomendação é que o consumo de peixes deve ser feito pelo menos três vezes na semana, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

2. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas - como morangos, framboesas, amoras e cerejas - podem trazer diversos benefícios para o cérebro, pois são ricas em substâncias antioxidantes que auxiliam na proteção de um envelhecimento precoce e acelerado do cérebro, logo, auxiliam também na proteção da memória após os 50 anos. Recomenda-se consumir pelo menos duas vezes na semana, a qualquer momento do dia, como por exemplo na preparação de geleia de uva com morango, que além de deliciosa vai bem com uma torrada nos lanches intermediários ou café da manhã. 

Vale ressaltar que o morango, do grupo das frutas vermelhas, contém uma substância chamada fisetina, responsável por auxiliar o processo de armazenamento de memórias, contribuindo com conexões mais intensas e fortes entre os neurônios, sendo interessante para reforçar a memória após os 50 anos. Essa substância também é encontrada em outras frutas como kiwi, pêssego e uvas. 

3. Azeite de oliva

Rico em gordura boa (monoinsaturada) e diversos antioxidantes, os quais auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, contribuindo para um bom funcionamento do cérebro - o que auxilia na memória após os 50 anos - além de poder ajudar a aumentar os níveis do colesterol HDL – colesterol bom – no sangue. 

A versão extravirgem possui maior quantidade de antioxidantes e compostos benéficos para a saúde, que também auxilia a saúde do coração e o sistema circulatório. O Azeite de Oliva TERRANO® é indicado para dar um toque especial de sabor e saúde nos pratos, como nessas receitas de vegetais salteados no azeite, tornando-os mais saborosos e equilibrados. Lembrando sempre que seu consumo deve ser feito com moderação, dado que é uma gordura. 

4. Castanhas

As castanhas, principalmente castanha-do-pará e nozes, são ricas em selênio – mineral importante para auxiliar na prevenção de problemas cognitivos durante o envelhecimento. Além disso, todas as castanhas são ricas em vitamina E e gorduras boas, que auxiliam na proteção do cérebro, pois possuem ação antioxidante - relevante no reforço da memória após os 50 anos

Esse grupo apresenta diversos alimentos como nozes, amêndoas, amendoim, castanha-de-caju, castanha-do-pará, castanha do Baru, entre outras. Todas devem ser consumidas com moderação e podem tanto fazer parte de preparações, como um arroz com abobrinha e castanhas, e serem consumidas sozinhas em lanches. 

5. Chocolate amargo 

Rico em cacau, a fruta apresenta boa concentração de substâncias antioxidantes, que auxiliam na proteção do envelhecimento precoce do cérebro e de todo organismo, contribuindo com a memória após os 50 anos. 

Ademais, já se sabe que o bem-estar emocional é uma ótima forma de manter o cérebro saudável e funcionando bem. Por esse motivo, o chocolate também auxilia na produção de serotonina, o famoso hormônio da felicidade; um ótimo exemplo é essa receita de brownie feita com cacau em pó e chocolate amargo, o combo para te auxiliar no bem-estar e memória após os 50 anos. 

6. Vegetais verde escuros

Os vegetais de folhagem verde-escuro, como espinafre, brócolis, couve, rúcula, entre outras, auxiliam na prevenção da queda da memória após os 50 anos, pois são ricos em vitaminas e minerais que atuam diretamente no sistema nervoso, como o ácido fólico (vitamina B9), que ajuda a manter a massa cinzenta do cérebro (responsável pelo controle dos movimentos, memórias, gerenciamento de emoções, ...).

Que tal fazer um gratinado de frango com brócolis ou uma panqueca de milho e espinafre para um almoço delicioso, nutritivo e que ainda traz benefícios para a memória após os 50 anos?

7. Abacate

Assim como o azeite de oliva, o abacate é rico em gorduras boas, as quais protegem as artérias e contribuem para um fluxo sanguíneo para todo o corpo, inclusive o cérebro. Além disso, contém vitaminas C, E e do complexo B, os quais são fundamentais para as células do cérebro, pois auxiliam no fortalecimento da massa cinzenta e na conexão entre os neurônios, resguardando a memória após os 50 anos. 

O abacate pode ser consumido em diversos formatos, como em vitaminas, puro e cortado em fatias, em preparações salgadas como a guacamole, em receitas doces, entre outras preparações deliciosas! 

Agora que você descobriu a importância dos alimentos para a memória após os 50 anos, já pode colocar as dicas em prática!

Quer ver mais conteúdos como esse? Acesse nossa aba Sabores sem Idade e confira outros conteúdos com temas sobre saúde e longevidade!  

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco