Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Vegetais verdes: como incluir na alimentação diária

  • Nutrição do dia a dia
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Couve, brócolis, escarola, espinafre, rúcula, agrião... a lista dos vegetais verdes é longa e vale muito a pena incluí-los no cardápio do dia a dia. Isso porque o número de benefícios também é extenso. Além da diversidade de sabores e texturas, os vegetais verdes contêm várias propriedades nutricionais importantes.

Uma delas é a função antioxidante, que combate os chamados radicais livres, elementos que se formam naturalmente no organismo devido a diferentes fatores, como estresse, exposição à poluição à radiação solar sem proteção, má alimentação, falta de sono, entre outros. Tudo isso agride as células e contribui para o envelhecimento e o surgimento de doenças.

Mais: a cor verde escura caracteriza vegetais ricos em ácido fólico, importante para evitar anemia. Também aponta que eles possuem boas doses de cálcio, ferro, fósforo, entre outras vitaminas e minerais, que reforçam a imunidade e beneficiam o organismo como um todo.

Vale lembrar que os vegetais verdes em folhas possuem clorofila, substância benéfica porque colabora para a limpeza e a oxigenação do sangue, além de potencializar a vitamina C, o que, mais uma vez, ajuda a combater os radicais livres.

Por fim, esses alimentos são boas fontes de fibras, o que melhora o funcionamento do intestino – isso auxilia na eliminação de impurezas do organismo e traz sensação de bem-estar.

Os vegetais verdes são fáceis de fazer e não faltam boas receitas. A seguir, veja como preparar alguns pratos com esses ingredientes que fazem tão bem à saúde.

7 receitas com vegetais verdes

receita de creme de brócolisCreme de Brócolis: esta é uma excelente receita de acompanhamento. O creme fica com uma consistência perfeita e muito saboroso, graças ao AJI-NO-MOTO®, que realça o sabor dos alimentos e é ótimo para dar um toque final a pratos salgados. Sugestão: sirva com arroz branco e filé de frango grelhado.

Panqueca de Espinafre: esta receita aproveita tudo do espinafre – os talos para fazer a massa e as folhas para preparar o recheio. A verdura ganha sabor ao ser refogada em Azeite TERRANO™ com um sachê de Tempero SAZÓN® Amarelo, que deixa legumes e verduras ainda mais gostosos.

Couve Refogada: sim, existem segredos para deixar uma simples couve refogada mais gostosa. Um deles é usar Tempero SAZÓN® Amarelo, ideal para temperar legumes e verduras. E escolher um maço de folhas bem frescas e escuras. Ninguém resiste!

Crepioca de Rúcula: nesta receita, a massa da panqueca é feita de tapioca e fica uma delícia! Tanto a massa quanto o recheio – de frango e rúcula – ganham sabor com Caldo SAZÓN® Legumes. Um jeito prático e saboroso de incluir vegetais escuros no seu dia. Vale experimentar.

Peixe ao Pesto de Agrião no Papelote: este peixe ganha sabor com Tempero SAZÓN® Toque de Limão. Por cima do peixe, o pesto de agrião dá o toque final e deixa tudo com gosto de quero-mais.

Charutinho na Folha de Couve: uma maneira diferente de variar o tradicional charutinho, que, na receita original, tem o recheio embrulhado em uma folha de repolho ou de uva. Mas aqui você vai usar folhas de couve, e o recheio ganha sabor com Caldo SAZÓN® Carne. O charutinho é um prato leve e vai ser um sucesso na sua casa.

Salada de Rúcula ao Molho de Shoyu e Mel com Sódio Reduzido: nesta receita, você tem uma explosão de sabores, graças à combinação de Satis!®Molho Shoyu Suave , Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO™ e mel para o molho, além do amargo da rúcula contrastando com o doce da manga e do abacate. Irresistível!

Viu como é fácil incluir vegetais verdes no cardápio diário? Agora é só preparar a receita que mais gostou e esperar os elogios!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco