Receitas nutritivas e saborosas com abóbora
Nutrição do dia a diaConsumir vegetais todos os dias é excelente para a saúde, porque eles são fontes de vitaminas e minerais que ajudam a manter o organismo saudável, além de deixarem o prato saboroso e colorido. Incluir a abóbora nas refeições pode ser uma ótima forma de variar os vegetais.
Assim como a cenoura, a abóbora é fonte de betacaroteno, nutriente que dá a sua cor alaranjada e é convertido em vitamina A pelo organismo. O betacaroteno tem ação antioxidante, ou seja, ele protege as células do organismo contra os radicais livres, elementos causadores de danos celulares e doenças. É bom também para a saúde dos olhos e da pele.
Também chamada jerimum em algumas partes do país, a abóbora é versátil e vai bem no preparo de pratos salgados e doces. Pode ser cozida, assada ou refogada. Servida sozinha ou usada em preparações como sopas e massas.
As sementes podem ser consumidas assadas ou torradas, como aperitivos ou salpicadas sobre pratos prontos, como sopas e saladas.
Existem diversas variedades de abóbora no Brasil. Conheça as mais comuns:
Abóbora-de-pescoço
O formato alongado explica o nome engraçado. Também chamada abóbora seca, pode ser encontrada em diversos tamanhos. Como solta mais água quando cozida, é indicada para pratos ensopados e doces.
Cabotiá ou abóbora-japonesa
Tem polpa mais seca e densa, que adquire textura cremosa depois de cozida. Ótima para purês. Fica uma delícia também no forno – experimente cortá-la em meias-luas e assar com a casca.
Abóbora-paulista
É parecida com a abóbora-de-pescoço, mas em tamanho menor. A polpa tem as mesmas características e fica ótima assada.
Abóbora-Moranga
Tem sabor suave e polpa macia, perfeita para doces, purês ou para assar inteira, com recheio, como camarão e carne-seca.
Abóbora manteiga
Também chamada de butternut, tem formato de pera, com casca lisa e polpa macia e cremosa. Pode ser usada tanto em pratos salgados como doces.
Na hora da compra, escolha as mais pesadas e firmes, em machucados ou partes murchas. Se for retirar a casca da abóbora crua, corte-a em pedaços antes, porque a casca é bem dura e difícil de remover. Levar a abóbora ao micro-ondas por alguns minutos também facilita o processo.
Agora que você já conhece as principais características da abóbora, vamos às receitas.
5 Receitas Deliciosas com Abóbora
Tilápia ao Molho de Cogumelos e Purê de Abóbora: neste prato, a abóbora-moranga tem o sabor realçado pelo Tempero SAZÓN® Amarelo e se transforma em um delicioso purê que acompanha o peixe, marinado com Tempero SAZÓN® Toque de Limão.
Abóbora Recheada: nesta receita você vai usar a abóbora-paulista. Depois de cortada ao meio e assada, ela recebe um recheio de carne moída temperada com SABOR A MI® Alho e Sal.
Abóbora Assada com Crosta de Pão: nesta preparação fácil, a abóbora-japonesa cortada em fatias ganha mais sabor com o Tempero SAZÓN® Amarelo, ideal para legumes. Colocado por cima das fatias, o pão francês torrado e ralado vai se transformar em uma crosta dourada e crocante.
Frango com Abóbora e Leite de Coco: você só vai precisar de uma panela para fazer este frango com cubos de abóbora-de-pescoço e leite de coco. O sabor do prato é realçado pelo AJI-NO-MOTO®.
Sopa de Abóbora com Gengibre: nesta receita perfeita para os dias mais frios, a abóbora-japonesa se transforma em uma deliciosa sopa, que leva gengibre ralado e Tempero SAZÓN® Toque de Limão.
Viu como pode ser fácil e saboroso incluir a abóbora no cardápio do dia a dia? Além do preparo fácil, seu sabor leve e adocicado vai ganhar elogios de toda a família.