Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

5 receitas de saladas frias e deliciosas

  • Nutrição do dia a dia
  • 4min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Uma boa combinação de ingredientes frescos e molhos deliciosos faz da salada uma opção perfeita para os dias quentes do verão, principalmente porque o nosso corpo “pede” alimentos mais leves e refrescantes nessa época.

Você pode preparar a salada fria como entrada ou transformá-la em prato principal. Mas, para que sua salada tenha o valor nutricional de uma refeição completa, ela precisa combinar folhas verdes, vegetais, legumes, proteínas, como frango desfiado ou atum, carboidratos, como beterraba e torradas, e gorduras, que podem vir do azeite e também de nozes e castanhas.

O segredo de uma salada deliciosa está justamente nos complementos das folhas e no tempero. Geralmente, os molhos são à base de azeite, vinagre ou limão. Algumas pessoas gostam, ainda, de acrescentar uma textura crocante à salada, como pão torrado quebrado em pedacinhos, os famosos “croutons”. Queijos também dão um toque especial ao sabor e os mais usados são o gorgonzola, a muçarela em cubinhos ou a ricota temperada com sal e pimenta moída. Por último, para quem gosta de um sabor mais adocicado para o tempero, ainda pode criar um molho à base de mel, acrescentar mostarda e até usar frutas frescas, como a manga e o maracujá, ou frutas secas, como uva passa, tâmaras e damascos.

  • Uma dica: para que as folhas não murchem, seque-as com um pano de prato limpo, pressionando levemente, após lavá-las. Você pode, também, usar uma centrífuga própria para salada.

Agora, vamos ao que realmente interessa: as receitas! Veja cinco preparos deliciosos de saladas frias.

5 Receitas de Saladas Frias

tigela com salada com folhas, tomates e nozes1) Salada Veneza: essa salada tem como base dois tipos de alface: a romana e a americana. É fácil de preparar e o molho, a base de Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO™, queijo gorgonzola e suco de limão, fica ainda mais saboroso com o Tempero SAZÓN® Toque de Alecrim.

2) Salada Tropical: sua salada vai ficar ainda mais fresca e refrescante se você acrescentar uma fruta, como mexerica em gomos. Para o molho, essa receita combina azeite, vinagre, água e AJI-SAL®.

3) Salada Refrescante: essa receita leva rúcula, hortelã, uva, tomate-cereja e blanquet de peru. A combinação de ingredientes tem seu sabor realçado pelo molho que mistura mel, azeite e Tempero SAZÓN® Saladas.

4) Salada Leve: além da alface-crespa, essa salada leva tomate-cereja, queijo muçarela em cubinhos e cenoura ralada. Para o molho, que tal combinar azeite, água, linhaça triturada e Tempero SAZÓN® Toque de Limão? Sucesso garantido!

5) Salada Mix de Folhas, Nozes e Damasco: as nozes picadas e o damasco seco cortado em tirinhas enriquecem essa salada, que tem ainda um mix de folhas, tomate e queijo de cabra ou muçarela de búfala. O sabor especial do molho fica por conta do Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO™ e do AJI-SAL®.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco