Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Culinária e Entretenimento do Brasil: Região Centro-Oeste

  • Cozinhar faz bem
  • 2min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

 

Continuando com os nossos posts sobre a culinária das regiões do Brasil, hoje vamos falar do Centro-Oeste.

Povoada por diversas culturas, essa região tem uma culinária diversificada, com pratos típicos em seus Estados.

Em Goiás, um dos pratos mais típicos é o arroz com pequi. Além disso, tem também a pamonha, o quiabo refogado, a galinhada e o famoso empadão goiano.

No Mato Grosso, uma das receitas mais conhecidas é a mojica feita com o peixe pintado. Alguns outros peixes também são muito consumidos, como o pacu, pacupeba, piabucu, piraputanga e dourado. O acompanhamento geralmente é a banana-da-terra.

A culinária no Estado do Mato Grosso do Sul é marcada pelo arroz carreteiro, pela moqueca de peixe e pelo caldo de piranha.

Já no Distrito Federal é possível encontrar de tudo. Por ser a capital do país, e região praticamente nova em relação à história, a culinária recebe influência de todas as regiões do Brasil.

Enquanto as mamães preparam essas delícias na região Centro-Oeste, a criançada gosta de brincar de cabra-cega, que surgiu em Cuiabá-MT.

Funciona assim: um dos participantes deve ser a cabra-cega e ter os olhos vendados com um lenço. Todos devem tentar fugir, pois o objetivo da cabra-cega é achar alguém e adivinhar quem é essa pessoa.

Pronto! Agora prepare uma delícia do Centro-Oeste e chame as crianças para a brincadeira! ;)

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco