Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

CARRETEIRO DE CHARQUE TRADICIONAL DO RIO GRANDE DO SUL

  • Datas para não esquecer
  • 3min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

O carreteiro de charque é um prato típico do Rio Grande do Sul, preparado com arroz e uma carne bovina salgada -o charque- que faz parte da culinária tradicional gaúcha.

A diferença do charque para a carne-de-sol, tradicionalmente consumida no Nordeste, está no processo de cura. O charque é mais salgado e fica com uma textura mais firme.      

Dessa forma, dura muito mais tempo do que a carne in natura.

O preparo do carreteiro de charque é bem fácil. Mas, antes é preciso dessalgar a carne. É só deixar o charque de molho por 12 horas, trocando a água pelo menos duas vezes durante o processo.

Depois, basta cozinhar a carne por 20 minutos na panela de pressão e cortá-la em pedaços pequenos.

O próximo passo é fritar a carne com o arroz, adicionar água e SABOR A MI® com Pimenta. Cozinhar por 10 minutos, acrescentar cheiro verde e servir.

Você pode ver a receita completa de carreteiro de charque clicando aqui.

Um pouco da história do carreteiro de charque


A origem desse prato é tão simples quanto o seu preparo. Os peões gaúchos que transportavam gado levavam charque para preparar as refeições, porque a carne dura bastante tempo e, como o arroz era abundante na região, eles resolveram juntar os dois ingredientes. O sabor ficou tão bom que virou tradição entre as famílias.

Outra tradição gaúcha é a Semana Farroupilha, comemorada de 7 a 20 de setembro, com desfiles e shows em homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha, que durou 10 anos.

Viu como é fácil e prático preparar o carreteiro de charque, prato típico do Rio Grande do Sul? O bom é que ele pode ser servido como prato único. Agora, é só convidar a família e os amigos e aproveitar essa tradicional receita gaúcha.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco