![](https://sabores-new.s3.amazonaws.com/public/2024/11/post_dia_do_folclore_5c46028feae0c2.09096825.jpg)
Dia do Folclore: origem da data e receitas gostosas para comemorar
Datas para não esquecerDia 22 de Agosto é dia do Folclore! Oficializada pelo Congresso Brasileiro em 1965, a criação da data é uma forma de homenagear e fortalecer a cultura popular brasileira e suas tradições. Formado por lendas, mitos, danças e brincadeiras típicas, o folclore brasileiro faz parte da nossa identidade e está enraizado em nossa história.
Como surgiu o Dia do Folclore?
Já em 1846, um arqueólogo inglês chamado William John Thoms começou a estudar as lendas e tradições culturais da Inglaterra. Para isso, o arqueólogo enviou uma carta a uma revista londrina, pedindo sua ajuda.
A carta foi publicada no dia 22 de Agosto, e daí surgiu a data comemorativa do folclore. Aliás, a palavra folclore também vem do inglês antigo, que significa “cultura do povo” (“folk” significa povo e “lore” cultura, conhecimento).
Folclore brasileiro: nossa identidade cultural
O nosso folclore, que é um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos e a partir de uma mistura de culturas e povos, principalmente de índios e africanos. Muitas dessas histórias que foram contadas e passadas de geração para geração são, na verdade, uma forma de ensinar aos mais novos lições importantes. É o caso de muitas lendas populares, como Mula Sem Cabeça, Saci Pererê, Boitatá, Lobisomem e muitas outras.
A culinária também é uma forma de expressão do folclore
Como o folclore é fruto da cultura de um povo, os costumes e pratos típicos de cada região também estão inseridos nesse contexto. Ou seja, o acarajé das baianas e o pinhão assado dos gaúchos também fazem parte do folclore brasileiro. E como nós adoramos receitas saborosas, nada mais justo do que celebrar a cultura brasileira com pratos típicos, não é mesmo?! Confira as receitas:
1) Bolo de fubá
Com origem nas fazendas coloniais, o bolo de fubá é um prato típico do nordeste e sudeste, mas que também ganhou popularidade no país inteiro. Além de delicioso, ele é super nutritivo e fácil de fazer!
Ingredientes:
- 1 lata de milho-verde, escorrido
- 200 g de muçarela cortada em cubos
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 1 e meia xícara (chá) de leite (300 ml)
- 2 ovos
- meia xícara (chá) de óleo
- 1 e meia xícara (chá) de fubá
- 1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo
- meia colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 sachê de Tempero SAZÓN® Sabor do Nordeste
- meia colher (chá) de AJI-SAL®
- 1 colher (sopa) de queijo tipo parmesão ralado
Modo de preparo:
- Em uma tigela, coloque o milho, o queijo muçarela e o azeite, e misture bem. Reserve.
- No copo do liquidificador, coloque o leite, os ovos, o óleo, o fubá, a farinha de trigo, o açúcar, o fermento, o Tempero SAZÓN® e o AJI-SAL®, e bata por 2 minutos, ou até ficar homogêneo.
- Disponha metade da massa em uma fôrma média de bolo inglês (26 X 10 X 7 cm), untada e enfarinhada, espalhe o recheio reservado e cubra com o restante da massa.
- Polvilhe a superfície com o queijo ralado e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 40 minutos, ou até que, perfurando a superfície com um palito, este saia limpo.
- Retire do forno, espere amornar, desenforme e sirva em seguida.
Perfeita para qualquer ocasião, o pãozinho de queijo mineiro já ganhou o coração de todos os brasileiros, ainda mais se servido com um cafezinho bem gostoso - hmm!
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de leite (200 ml)
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 2 sachês de Tempero SAZÓN® Vermelho
- 500 g de polvilho azedo peneirado
- 3 ovos
- meia colher (chá) de sal
- 2 e meia xícaras (chá) de queijo tipo minas padrão ralado (200 g)
Modo de preparo:
- Em uma panela média, coloque o leite, o óleo e o Tempero SAZÓN®, e leve ao fogo médio até ferver. Junte o polvilho, aos poucos, mexendo sempre, até aquecer bem.
- Transfira a mistura para uma superfície lisa, espere esfriar um pouco e amasse com as mãos até amornar. Acrescente os ovos, um a um, e incorpore-os à massa. Adicione o sal e o queijo ralado, e continue mexendo até obter uma massa lisa e homogênea.
- Modele pequenas esferas e disponha-as em uma assadeira untada com óleo. Leve ao forno médio (180 graus), pré-aquecido, por 20 minutos, ou até dourarem.
- Sirva em seguida.
Para mais receitas típicas como pamonha, canjica, cocada, arroz carreteiro e acarajé, acesse o site da Sabores Ajinomoto e delicie-se!