Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Como usar alho-poró para suas receitas ficarem incríveis!

  • Tendências
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

O alho-poró é um vegetal pertencente à mesma família do alho e da cebola. 

Com sabor mais suave do que a cebola, ele é queridinho por muitos chefs de cozinha e por quem adora preparar pratos diferentes na cozinha. Pode ser utilizado no preparo de diversos pratos como risotos, massas, sopas e caldos, quiches, pães, omeletes e muitos outros.

Conheça o periodo de safra, como escolher e utilizar o alho-poró

 

    • Compre na época certa

 

Os meses de março a junho e de agosto a dezembro compreendem o período de safra, onde eles apresentam melhor qualidade e preço.

    • Como escolher

As folhas são de coloração verde escura. O talo central (parte branca) deve ser firme e de preferência de tamanho uniforme. 

    • Aproveite tudo

Apesar da parte mais utilizada na culinária ser a parte branca, não desperdice as folhas. Mesmo sendo duras e fibrosas, elas são cheias de sabor e podem ser usadas para enriquecer os caldos, sopas, ensopados e até mesmo o feijão. 

Confira 8 receitas incríveis com alho-poró

 

Bruschetta de Alho-Poró: fuja das bruschettas tradicionais e invista nessa receita super saborosa e fácil de fazer. A montagem é simples: pão, maionese especial feita com VONO® Chef Creme de Espinafre e um refogado delicioso de alho-poró. Deu água na boca? Confira a receita completa

Sopa de Alho-Poró: alho-poró, abobrinha e batatas são os ingredientes base dessa sopa cremosa e nutritiva que você prepara em apenas 25 minutos. Para dar ainda mais sabor, Caldo SAZÓN® Legumes. Aposto que você não vê a hora de esfriar um pouquinho para fazer em casa. 

Croquetes de Poró: em apenas 20 minutos e com poucos ingredientes, você prepara essa deliciosa opção de petisco. Que tal preparar para o fim de semana?

Pasteizinhos Assados de Alho-Poró: alho-poró, queijo branco e temperos fazem parte do recheio desse pastelzinho feito com massa de pastel de feira que sempre fazem sucesso. O melhor? Não precisa nem fritar e fica crocante e delicioso. 

Gratinado de Alho-Poró: essa receita de gratinado completo com alho-poró, bacon e frios pode ser seu prato principal ou servir como acompanhamento para diversos pratos. Para preparar você precisa de apenas 15 minutos, ou seja, qual a sua desculpa para não fazer?

Arroz com Milho e Alho-Poró: arroz com legumes é bem tradicional e uma opção prática para várias as refeições. Essa receita mostra que o alho-poró pode fazer toda a diferença em sabor mesmo em pratos simples. Nunca deixe de inovar na cozinha. 

Quiche de Folhas e Talos de Alho-Poró: quiches são ótimas opções de receita para lanches rápidos ou para surpreender com um jantar simples porém cheio de sabor. O tempo de preparo dessa quiche gostosa e nutritiva com massa integral é de 30 minutos. Depois é só aguardar o tempo de forno e se deliciar.    

Pescada ao Emmenthal e Alho-Poró: para incrementar ainda mais o sabor da pescada, temperada com HONDASHI®, essa receita tem um molho cheio de sabor, feito com alho-poró, queijo, creme de leite e outros ingredientes. Combinação perfeita de sabores; clique e confira. 

Viu só como é fácil colocar esse ingrediente tão saboroso em diversas preparações fáceis no dia a dia? Não perca tempo para inovar e surpreender com receitas especiais e cheias de sabor! 

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco