Descubra novos sabores!

BAIÃO DE DOIS

  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Ingredientes

  • 1 e meia xícara (chá) de feijão-de-corda cru
  • 4 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
  • 1 gomo pequeno de paio, cortado em cubos médios
  • 1 xícara (chá) de carne-seca demolhada, cozida e desfiada (100 g)
  • 1 cebola média picada
  • 2 xícaras (chá) de arroz cru (300 g)
  • 2 xícaras (chá) de água fervente (400 ml)
  • 2 sachês de Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste
  • meia colher (chá) de sal
  • 4 espetos de queijo de coalho cortados em cubos pequenos (200 g)

Preparado com

Modo de preparo

  1. Em uma panela de pressão, coloque o feijão e 1 litro de água, e leve ao fogo médio para aquecer. Tampe a panela e deixe cozinhar, por 25 minutos após o início da fervura. Desligue o fogo, espere a pressão ceder e escorra o feijão, reservando 2 xícaras (chá) do caldo do cozimento (400 ml).
  2. Em uma panela grande, coloque 2 colheres (sopa) da manteiga de garrafa e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o paio e frite por 3 minutos, ou até dourar. Acrescente a carne-seca e a cebola, e refogue por 2 minutos, ou até que a cebola fique transparente.
  3. Adicione o arroz, a água fervente, o caldo do cozimento do feijão reservado, o Tempero SAZÓN® e o sal, misture e deixe cozinhar em fogo médio, por 15 minutos, com a panela semitampada, ou até que o arroz fique macio. Junte o feijão cozido, a manteiga de garrafa restante e o queijo de coalho. Misture, retire do fogo e sirva em seguida.

dica

Se preferir, substitua o feijão-de-corda pela mesma quantidade de feijão-fradinho, demolhado por 3 horas.

 

Para fazer o pré-preparo da carne-seca, coloque 400 g de carne-seca em água fria por 48 horas, na geladeira, trocando a água pelo menos 6 vezes. Afervente em água abundante e desfie.

Receita testada e aprovada por Ana Beatriz Pose, especialista em alimentos da equipe Sabores Ajinomoto.

Última atualização
07 de fevereiro de 2024

O baião de dois é um prato tipicamente nordestino que conquistou o coração de todos os brasileiros. Com um mix de sabores e a junção do clássico arroz com feijão, ele tem tudo o que você precisa para acertar na cozinha ou até mesmo reaproveitar ingredientes que sobraram do almoço ou jantar.

E o mais gostoso é que você pode tanto preparar receitas tradicionais, como o baião de dois com feijão-fradinho ou feijão-de-corda, quanto fazer substituições inteligentes e inovar, como é o caso do baião de dois com arroz integral ou com linguiça calabresa.

Resumindo: esse prato é uma verdadeira junção de sabores capazes de abraçar toda a família e promover reuniões ainda mais alegres e divertidas ao redor da mesa.

Quer conferir dicas de preparo e sugestões para incrementar a receita de baião de dois? Acompanhe a seguir e surpreenda-se com as possibilidades desse prato!

Dicas para preparar um baião de dois delicioso

Separamos algumas dicas que vão ajudar você a fazer um baião de dois nordestino delicioso. São orientações práticas sobre cremosidade, substituições de ingredientes e sugestões de preparo. Veja a seguir!

Baião de dois cremoso

Existem diversas variações de baião de dois, algumas mais secas e outras mais cremosas — tudo pode mudar conforme o gosto de cada um.

Caso você queira um prato com uma cremosidade extra, acrescente uma xícara (chá) de requeijão cremoso ou nata (200g) à sua receita de baião de dois. Fica incrível!

Pré-preparo da carne-seca

Para fazer o pré-preparo da carne-seca, coloque-a de molho em água fria na geladeira por 48 horas. Siga trocando a água pelo menos 6 vezes.

Após esse procedimento, afervente a carne-seca em água abundante, escorra e desfie.

Baião de dois com feijão-fradinho

Quer preparar um baião de dois, mas não tem feijão-de-corda como a receita pede? Faça uma substituição pela mesma quantidade de feijão-fradinho demolhado por 3 horas.

Substituindo a manteiga

Além do feijão, existe outra substituição que deixa o preparo do baião de dois nordestino ainda mais típico. Para acentuar o sabor original do prato, você pode substituir a manteiga pela mesma quantidade de manteiga de garrafa. Fica uma delícia!

Baião de dois: ideias deliciosas com arroz integral e linguiça calabresa

Para você que deseja inovar no preparo do baião de dois, confira estas dicas e agregue um sabor diferenciado à receita tradicional com a ajuda de algumas substituições e ingredientes extras!

Baião de Dois com Arroz Integral

Você sabia que dá para preparar o baião de dois com arroz integral? Sim, além de ser deliciosa, essa receita ainda conta com uma dose extra de fibras para a sua alimentação.

Aqui, o toque especial fica por conta do Receita de Casa™ Caseiro, um tempero em pasta que combina praticidade, rapidez e aquele sabor de comida caseira que tanto amamos.

Baião de Dois com Linguiça

Quer preparar essa iguaria típica do Nordeste, mas não tem carne-seca à mão? Esta receita de baião de dois com linguiça vai te surpreender pela versatilidade e explosão de sabores. Ainda que não seja o baião de dois tradicional, pode confiar: ela fica deliciosa!

Além da substituição inteligente da carne pela linguiça, esse prato tem outro segredo que faz toda a diferença: o Caldo SAZÓN® Costela. Ele é prático, fácil de usar, não deixa pedacinhos no preparo, pois é feito em pó, e ainda acrescenta um sabor intenso de costela aos ingredientes da receita.

Viu como o baião de dois é irresistível? Agora que você já sabe tudo sobre essa receita, separe os seus ingredientes, coloque a mão na massa e surpreenda toda a família em um almoço ou jantar especial. Com certeza, eles vão adorar!

Para conferir mais receitas amadas entre os brasileiros, navegue em outras categorias do portal Sabores Ajinomoto e encontre opções de polenta mole, lasanha tradicional ou pratos regionais, como o cuscuz paulista. Aproveite para diversificar o cardápio com sabor e praticidade!

 

Dúvidas sobre a receita? Entre em contato

Fale Conosco

QUER RECEBER NOVIDADES DE SABORES AJINOMOTO?

Inscreva-se aqui e receba receitas, dicas e muito mais para te inspirar!