Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Tipos de panelas: saiba qual escolher na hora do preparo

  • Utensílios de cozinha
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Aliadas do cozinheiro, as panelas são uma invenção superantiga e que vêm facilitando a alimentação de muitos desde então. De lá pra cá, as panelas de ferro e cerâmica passaram a dividir espaço com outros materiais, como o alumínio e o inox -  ganhando novas características e funcionalidades.

O fato é que existem panelas para todos os gostos. Mas com tantas opções, você sabe como escolher a mais indicada para a sua necessidade na cozinha? Para resolver essa questão, separamos alguns dos principais tipos de panelas e as suas vantagens!

panela de inox

1) Panela de inox: as panelas de aço inoxidável, mais conhecido como inox, estão entre as preferidas das cozinhas. Apesar de precisar de um investimento um pouco maior que as outras, elas se destacam por aquecerem os alimentos de forma uniforme e por serem de fácil limpeza.

2) Panela de ferro: um dos materiais mais antigos, o ferro produz panelas que se destacam pela durabilidade e pela boa conservação de temperatura, mantendo o calor dos alimentos por mais tempo. Além disso, estudos indicam que o uso dessas panelas pode aumentar a quantidade de ferro nos alimentos.

3) Panela de pressão: aliada importante na cozinha, essa panela permite cozer os alimentos de forma mais rápida e conservando os seus nutrientes, pois mantém a pressão interna maior que a pressão atmosférica. Muito utilizada para o preparo de grãos, como o feijão.

Confira esse vídeo e veja como é fácil usar essa panela! Aproveite também e aprenda a preparar um Feijão à Moda da Casa na pressão!

panela de barro

4) Panela de barro: de origem indígena, essa panela ainda é produzida de forma tradicional em muitas regiões do Brasil. É uma boa pedida para preparar receitas que precisam de cozimento lento e constante, como no caso da Moqueca Capixaba. No entanto, por ser pesada, não é muito prática para o dia a dia. Além disso, é necessário ter cuidado para que a panela seja de boa procedência.

Essa panela inspirou você a fazer moqueca? Então, conheça dicas de peixes e receitas para fazer moqueca!


5) Panela de alumínio: essas são as mais tradicionais e acessíveis nas cozinhas brasileiras. Conhecidas pela leveza, facilidade de uso e rápido aquecimento. No entanto, alguns estudos indicam que durante o preparo dos alimentos pode ocorrer a liberação de alumínio, que é prejudicial à saúde.

panela esmaltada

6) Panela esmaltada: esse tipo de utensílio é de fácil limpeza e traz agilidade na hora de cozinhar. Mas, como tem um investimento mais elevado, são procuradas principalmente pela questão estética - afinal, tem um design e um acabamento incrível. O único cuidado é quanto ao aquecimento rápido dessas panelas, que podem acabar queimando os alimentos se o cozinheiro não prestar atenção!

7) Panela antiaderente: o Teflon (o revestimento das panelas antiaderentes) é um material que revolucionou a cozinha moderna. Usado principalmente em frigideiras, a grande vantagem do Teflon é que podemos usar menos óleo no preparo dos alimentos, sem ter medo que eles “grudem” no fundo da panela.

8) Panela elétrica: essas panelas entregam praticidade no preparo dos alimentos, pois geralmente são programadas para desligarem sozinhas quando o alimento está pronto, permitindo que você possa se dedicar tranquilamente a outras tarefas sem medo de queimar nada. Ou seja, reduz os riscos de acidentes com fogo e é uma ótima opção quando se tem pouco gás de cozinha!

Aprenda como cozer arroz na panela elétrica e preparar um delicioso Hossomaki Tricolor!

Essas são algumas das principais panelas que você pode encontrar nas cozinhas brasileiras. Agora, você já tem informação suficiente para escolher a panela que melhor combina com as suas necessidades na cozinha!

Já tem a sua preferida? Então, compartilhe conosco nos comentários qual é a panela que você não vive sem?

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco