• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    Salada no pote: prática e nutritiva

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    Comer salada é uma delícia e faz bem à saúde. E, embora seja uma alternativa para o cardápio do ano todo, é no verão que ela faz mais sucesso.

    Afinal, quem não quer um prato com ingredientes leves e refrescantes? Por isso, a salada no pote é uma opção fácil de preparar e bastante nutritiva para o dia a dia, já que ela complementa a refeição com nutrientes importantes e necessários.

    Sem contar que a salada no pote é prática e facilita a sua vida. Porque você pode montar vários potes e deixar na geladeira, por cerca de três dias, prontos para serem consumidos a qualquer momento, ou para levar na marmita, numa bolsa térmica, para o trabalho.

    Os ingredientes ficam frescos e você tem um mix variado de ingredientes para se deliciar.

    Dicas de como montar uma Salada de Pote

    Para preparar uma salada no pote, o ideal é montar camadas assim:

    • Antes de tudo, no fundo, coloque o molho de sua preferência: pode ser apenas azeite e sal, azeite, sal, vinagre e ervas ou um à base de iogurte e hortelã ou de azeite, mostarda e mel, por exemplo.
    • Em seguida, acrescente os itens mais firmes, que podem ficar em contato com o molho sem que murchem ou absorvam demais a umidade, como cenoura, beterraba, grão-de-bico, feijão branco, pepino, rabanete e cebola.
    • Na terceira camada, inclua ingredientes que não devem ficar próximos ao molho, como milho, ervilha, tomate, palmito, pimentão, couve-flor, brócolis, abobrinha e azeitona.
    • Se quiser, coloque também peito de frango desfiado ou em tirinhas ou atum.
    • O próximo “andar” é o das folhas de sua preferência: pode ser alface, rúcula, escarola, agrião, acelga, repolho... o que você quiser.
    • Por cima, se gostar, acrescente frutas, como manga, morango, laranja ou kiwi.
    • Para finalizar, você pode polvilhar sementes e cereais – gergelim, quinoa, linhaça, chia e aveia são boas opções – e incluir croutons.

    Pronto, sua salada no pote está completa!

    Para que ela fique fresca e livre de contaminação (e dure mais), é preferível que o pote seja de vidro, que conserva melhor os ingredientes e fica bem vedado.

    Mas antes de montar a salada, não esqueça de esterilizar o recipiente – lave bem vidros e tampas e coloque-os em uma panela com água até cobri-los.

    Ao levantar fervura, desligue, escorra e deixe secar totalmente sobre papel-toalha. Depois, é só preenchê-los com gostosuras! Lembrando que quando o pote de vidro tem a boca maior, é mais fácil colocar os ingredientes.

    Na hora de comer a salada no pote, vire-o de cabeça para baixo e chacoalhe levemente para misturar o molho a todos os itens.

    Ficou com vontade de montar saladas no pote para deixar à mão, na geladeira? A seguir, veja algumas receitas de saladas e molhos.

    receita de salada no poteSalada no Pote: Quer uma receita simples e rápida de montar? Encontrou! E a salada fica bem leve, graças ao molho à base de iogurte e Tempero SAZÓN® Saladas, que facilita o preparo de saladas com muito sabor, porque inclui ingredientes, como cebola, salsa, alho cúrcuma, orégano, aipo e manjericão.

    Salada no Pote de Vidro: Esta salada é deliciosamente refrescante e nutritiva, porque leva ingredientes, como grão-de-bico, tomate, pepino e palmito, combinados com folhas de alface. E para temperar, nada melhor do que limão, azeite, hortelã e um sachê de Tempero SAZÓN® Saladas.

    Molho de Hortelã para Salada: Esta receita combina com vegetais e folhas e, além de deliciosa, deixa a salada bem refrescante por causa da hortelã. É só bater todos os ingredientes no liquidificador, acrescentando meia colher de AJI-SAL®, que vai tornar esse molho mais gostoso.

    Molhos para Saladas: E que tal preparar três molhos diferentes para usar como base para sua salada de pote? Acredite, mesmo que use os mesmos ingredientes – tomate, cenoura, beterraba, rúcula... – você terá saladas diferentes a cada dia, graças à variação do tempero.

    Aqui, há receitas de molho agridoce, de iogurte e oriental. O ponto em comum entre eles é o Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO™ que tem um equilíbrio ideal entre os tons de amargo, picante e frutado, perfeito na finalização das suas saladas.

    Molho Vinagrete de Hondashi® para Salada: Um sabor levemente exótico é o que você vai ter ao misturar azeite, limão, vinagre, açúcar e HONDASHI®, um tempero à base de peixe que deixa as preparações ainda mais saborosas.

    Agora que você já sabe como montar uma salada no pote e ainda tem receitas de molhos para dar mais sabor aos ingredientes, que tal preparar várias e deixá-las prontas, na geladeira, para comer a hora que quiser?

    Marilia Zagato

    Especialista em Alimentos

    Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

    Fale Conosco

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais