Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

9 maneiras de comer mandioca!

  • Nutrição do dia a dia
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Dependendo da região, a mandioca é conhecida por aipim ou macaxeira. Cozida, frita, ensopada, na forma de purê ou outra, a mandioca pode ser servida em uma grande variedade de pratos. 

Ela é considerada um bom carboidrato, sendo uma excelente fonte de energia, e  contém fibras, importante para o funcionamento adequado do sistema digestivo.Se você está procurando por sugestão de receitas com mandioca veio ao lugar certo!

Abaixo você vai entender um pouco mais sobre esse alimento e ainda vai aprender nove receitas deliciosas utilizando esse ingrediente tão versátil! Preparada para conferir? 

Como escolher?


A mandioca é um produto bem fácil de ser escolhido no supermercado ou na feira. A casca deve ser uniforme e em tons de marrom. Se notar algum tipo de mancha, fungos ou umidade, não compre!

Já o miolo deve ser branco ou amarelo claro, de acordo com a variedade da raiz. Não deve apresentar nenhuma mancha e seu toque deve ligeiramente úmido. Uma dica para garantir receitas mais saborosas é comprá-las em período de safra, que compreende os meses de abril a setembro, pois estão mais frescas e com melhores preços.

Como descascar?

 

  • Antes de descascar, lave bem a casca (você pode ter uma escova macia ou mesmo uma esponja para alimentos para auxiliar você nessa parte);
  • Com a ajuda de uma faca, retire toda a casca e a parte rosa que separa do miolo, mas cuidado para não se machucar!
  • Depois de tirar toda a casca, lave bem o miolo em água corrente.
  • Caso não vá usar toda a mandioca que comprou, após lavadas e descascadas, corte em pedaços, coloque-as em vasilhas e cubra com água filtrada e conserve na geladeira por até 24 horas.

Agora que você já sabe como escolher e descascar, vamos finalmente colocar as mãos na massa!

9 receitas com mandioca para fazer e surpreender!
 

CARNE COM MANDIOCA1) Tiras de Mandioca com Parmesão: nessa receita você não faz sujeira no fogão! Basta regá-las com manteiga misturada ao Tempero SAZÓN® Amarelo, polvilhar com o queijo ralado e assar por 20 minutos!

2) Bolinhos de mandioca com Couve e Bacon: incremente o tradicional bolinho de mandioca com ingredientes que vão dar um sabor muito característico: bacon, couve, SATIS!® Molho Shoyu Tradicional e Tempero SAZÓN® Amarelo! Toda a receita fica pronta em apenas 30 minutinhos!

3) Farofa de Cenoura: farofa é uma ótima opção de acompanhamento para qualquer prato. Experimente essa receita rápida e deliciosa feita com  farinha de mandioca crua e Tempero SAZÓN® Amarelo! 

4) Purê de Mandioca ao Molho: nessa receita, o purê foi incrementado com maionese, leite, RECEITA DE CASA™ Caseiro e depois gratinado com molho de tomate e queijo ralado. Uma opção deliciosa e de textura incrível como acompanhamento para todos os tipos de carne.

5) Sopa de Mandioca: para os dias mais frios, nada melhor do que uma sopa bem quentinha e gostosa. Essa, você prepara em apenas 20 minutos. Gostou? Então clique aqui e confira a receita completa. 

6) Caldinho de Peixe: essa receita rápida e saborosa é feita com pescada branca. O Caldo SAZÓN® Camarão incrementa o sabor com praticidade e a mandioca deixa a textura perfeita! Experimente servir em copinhos. Fica muito charmoso para qualquer ocasião!

7) Ensopado de Peixe com Mandioca: essa receita é fácil de fazer e utiliza ingredientes simples, além de ser temperada com Caldo SAZÓN® Camarão. Uma boa opção para variar as preparações do dia a dia.  

8) Frango Cozido com Mandioca: a combinação de frango com mandioca fica ainda mais gostosa quando temperada com  RECEITA DE CASA™ com Pimenta. Ideal para a família toda!

9) Carne com Mandioca Picante: carne com mandioca sempre faz sucesso. Essa receita, em especial, agrada pelo sabor picante e pela praticidade que o Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste entrega! Em  trinta minutos sua carne com mandioca fica muito gostosa.

Impossível não querer experimentar todas essas receitas, não é mesmo? Agora que já sabe todas essas nove sugestões de receitas com mandiocas, você está pronta para arrasar em casa para sua família! 

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco