Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Peixe para Fazer Moqueca

  • Cozinhar faz bem
  • 6min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

A moqueca é um prato de origem bastante discutida. Uns dizem se tratar de uma receita típica dos indígenas, que costumavam “moquear” a carne de peixe; ou seja, assá-la lentamente em seu próprio suco. Outros afirmam que o prato tem origem na cozinha dos escravos africanos, que incrementaram o ensopado com azeite de dendê e leite de coco. Mas, uma coisa é certa: a moqueca é um prato bastante apreciado no Brasil inteiro!

E é por isso que existem tantas variações dessa receita: em cada região, a moqueca leva temperos e ingredientes diferentes, podendo ser preparada com diversos tipos de peixes. Separamos dicas para você saber como escolher um bom peixe para a moqueca, alguns truques de preparo e, ainda, três receitas fáceis e deliciosas!

Peixes para moqueca
 

Um característica interessante da moqueca é que ela pode ser preparada com diversos tipos de peixes (inclusive com frutos do mar). Mas, de forma geral, o que você precisa saber para preparar uma boa moqueca é o seguinte: o peixe não pode desmanchar.

Por isso, recomenda-se o uso de peixes que sejam mais firmes e que tenham couro, pois assim manterão a consistência durante o cozimento. Alguns dos peixes mais utilizados são robalo, badejo, dourado, namorado, cação e garoupa, que são peixes de cor clara, consistentes e muito saborosos.

Outra segredo importante sobre o preparo da moqueca é que o peixe escolhido deve ser fresco e cortado em postas. Confira abaixo mais algumas dicas para cortar o peixe e preparar esse prato:

Truques de preparo
 

  • Para cortar as postas: primeiro, você deve retirar as nadadeiras, a cabeça e o rabo do peixe, e escamá-lo. Depois, é só cortar o peixe em rodelas (com cerca de 3 cm a 5 cm de espessura) e retirar as vísceras de cada pedaço. Você pode remover a pele, mas ela ajuda a manter a firmeza da carne.
  • Cuidados no cozimento: após o peixe começar a cozinhar, não se deve mais mexer a moqueca, pois a carne pode se desmanchar.
  • Para um preparo autêntico: tradicionalmente, as moquecas são preparadas em panelas e recipientes de barro, que permitem que o peixe e os demais ingredientes cozinhem de forma lenta e uniforme – além de enfeitarem a mesa. Mas, tudo bem se você preparar essa iguaria em panelas de ferro ou qualquer outra panela grande.
     

Três receitas de moqueca para experimentar em casa!
 

Moqueca de peixe em panela de ferro

1) Moqueca de Peixe
Essa Moqueca de Peixe também é preparada com cação, mas você pode fazê-la com o peixe de sua preferência. A diferença dessa receita está no preparo: as postas de peixe tomam gosto em uma mistura de suco de limão e sal por 30 minutos antes do cozimento. Confira a receita e veja como é fácil!

 

moqueca de peixe em refratario

2) Moqueca Capixaba
A Moqueca Capixaba é um dos principais pratos típicos do Espírito Santo. O preparo é o mais aproximado das origens indígenas, com ingredientes simples, mas muito saborosos. Além do peixe, essa receita leva alho, cebola, tomate picado e urucum em pó, especiaria que confere cor avermelhada ao prato. Essa moqueca fica pronta em 40 minutos (mais uma hora para o peixe tomar gosto) e rende cinco porções. Confira a receita completa!

 

Moqueca Baiana

3) Moqueca Baiana
A Moqueca Baiana é a prova de que uma pequena mudança de ingredientes transforma completamente o sabor do prato. A diferença dessa moqueca para a dos capixabas é o acréscimo de azeite de dendê e leite de coco ao prato – além dos pimentões em rodelas, que conferem sabor e visual diferenciado à receita. Acesse a receita completa e veja o que é que a moqueca baiana tem!

 

Gostou das dicas e receitas de moqueca? Tem opções para todos os gostos e ocasiões! Ah, e para acompanhar essa delícia é bem simples: você pode servi-la com um Arroz Branco bem soltinho e um pirão, que pode ser preparado com um pouco do molho do cozimento do peixe misturado com farinha de mandioca. Está esperando o que para experimentar essa delícia em casa?

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco