• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    Peixe para fazer moqueca: dicas de peixes e receitas

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    A moqueca é um prato de origem bastante discutida. Uns dizem se tratar de uma receita típica dos indígenas, que costumavam “moquear” a carne de peixe; ou seja, assá-la lentamente em seu próprio suco. Outros afirmam que o prato tem origem na cozinha dos escravos africanos, que incrementaram o ensopado com azeite de dendê e leite de coco. Mas, uma coisa é certa: a moqueca é um prato bastante apreciado no Brasil inteiro!

    E é por isso que existem tantas variações dessa receita: em cada região, a moqueca leva temperos e ingredientes diferentes, podendo ser preparada com diversos tipos de peixes. Separamos dicas para você saber como escolher um bom peixe para a moqueca, alguns truques de preparo e, ainda, três receitas fáceis e deliciosas!

    Peixes para moqueca

    Um característica interessante da moqueca é que ela pode ser preparada com diversos tipos de peixes (inclusive com frutos do mar). Mas, de forma geral, o que você precisa saber para preparar uma boa moqueca é o seguinte: o peixe não pode desmanchar.

    Por isso, recomenda-se o uso de peixes que sejam mais firmes e que tenham couro, pois assim manterão a consistência durante o cozimento. Alguns dos peixes mais utilizados são robalo, badejo, dourado, namorado, cação e garoupa, que são peixes de cor clara, consistentes e muito saborosos.

    Outra segredo importante sobre o preparo da moqueca é que o peixe escolhido deve ser fresco e cortado em postas. Confira abaixo mais algumas dicas para cortar o peixe e preparar esse prato:

    Truques de preparo

    • Para cortar as postas: primeiro, você deve retirar as nadadeiras, a cabeça e o rabo do peixe, e escamá-lo. Depois, é só cortar o peixe em rodelas (com cerca de 3 cm a 5 cm de espessura) e retirar as vísceras de cada pedaço. Você pode remover a pele, mas ela ajuda a manter a firmeza da carne.
    • Cuidados no cozimento: após o peixe começar a cozinhar, não se deve mais mexer a moqueca, pois a carne pode se desmanchar.
    • Para um preparo autêntico: tradicionalmente, as moquecas são preparadas em panelas e recipientes de barro, que permitem que o peixe e os demais ingredientes cozinhem de forma lenta e uniforme – além de enfeitarem a mesa. Mas, tudo bem se você preparar essa iguaria em panelas de ferro ou qualquer outra panela grande.

    Três receitas de moqueca para experimentar em casa!

    1 - Moqueca de Peixe

    Essa Moqueca de Peixe também é preparada com cação, mas você pode fazê-la com o peixe de sua preferência. A diferença dessa receita está no preparo: as postas de peixe tomam gosto em uma mistura de suco de limão e sal por 30 minutos antes do cozimento. Confira a receita e veja como é fácil!

    2 - Moqueca Capixaba

    A Moqueca Capixaba é um dos principais pratos típicos do Espírito Santo. O preparo é o mais aproximado das origens indígenas, com ingredientes simples, mas muito saborosos. Além do peixe, essa receita leva alho, cebola, tomate picado e urucum em pó, especiaria que confere cor avermelhada ao prato. Essa moqueca fica pronta em 40 minutos (mais uma hora para o peixe tomar gosto) e rende cinco porções. Confira a receita completa!

    3 - Moqueca Baiana

    A Moqueca Baiana é a prova de que uma pequena mudança de ingredientes transforma completamente o sabor do prato. A diferença dessa moqueca para a dos capixabas é o acréscimo de azeite de dendê e leite de coco ao prato – além dos pimentões em rodelas, que conferem sabor e visual diferenciado à receita. Acesse a receita completa e veja o que é que a moqueca baiana tem!

    Gostou das dicas e receitas de moqueca? Tem opções para todos os gostos e ocasiões! Ah, e para acompanhar essa delícia é bem simples: você pode servi-la com um Arroz Branco bem soltinho e um pirão, que pode ser preparado com um pouco do molho do cozimento do peixe misturado com farinha de mandioca. Está esperando o que para experimentar essa delícia em casa?

    Ana Beatriz Pose

    Especialista em Alimentos

    Comentários

    0 Comentários

    Faça o login para comentar

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais