Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Molho Bechamel: como fazer e onde usá-lo

  • Tendências
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Molhos são uma ótima opção para acompanhar pratos com legumes, massas e até mesmo carnes. Um molho bem feito pode transformar uma receita simples em algo elaborado, sem perder a praticidade e ainda adicionar sabor e cremosidade ao prato. 

O molho bechamel, também conhecido como molho branco, é de origem francesa e vem sendo utilizado em diversas receitas. Por ser muito versátil, de sabor suave e coloração clara, também pode servir como base de sopas, recheios, cremes, suflês, lasanhas e legumes gratinados. Você sabe como fazer e onde usá-lo?

Aprenda o passo a passo de como fazer um delicioso bechamel

 

Um dos pontos mais importantes no preparo do molho bechamel é cozinhar a farinha de trigo na manteiga e depois de acrescentar o leite aos poucos, para não empelotar, e deixar ferver por mais 15 minutos — para que não fique um sabor de farinha crua — e, depois, acrescentar os demais ingredientes. Confira essa receita simplificada para facilitar o preparo em casa e não ter desculpas para não incrementar suas preparações do dia a dia.

⦁    Em uma leiteira, coloque 4 xícaras (chá) de leite e meia cebola picada. Leve ao fogo alto até começar a ferver. Retire do fogo e coe, reservando o leite. 

⦁    Em uma panela média, derreta em fogo médio 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, junte 5 colheres (sopa) de farinha de trigo e misture bem, sem deixar dourar

⦁    Acrescente o leite reservado, aos poucos, mexendo sempre para que não forme grumos. 

⦁    Salpique uma pitada de noz-moscada e de sal.

⦁    Retire do fogo

Dessa receita inicial podem ser feitos outros molhos tão saborosos quanto, como o parisiense, molho de queijos ou criar sabores de acordo com sua criatividade!  

Confira cinco receitas gostosas com esse molho que é sempre um sucesso:

Pratos que combinam com molho bechamel
 

  • Talharim ao Molho Parisiense: a mistura de sabores desse talharim com certeza será um sucesso na sua casa. É feito um molho branco que serve como base para o molho parisiense (que leva frango, presunto e ervilhas). Para dar um toque de praticidade e aumentar ainda mais o sabor, acrescente o RECEITA DE CASA™ Caseiro. Receita rápida que pode ser feita para qualquer ocasião.
  • Macarrão ao Molho Sofisticado: bacon, muçarela de búfala e queijo parmesão são alguns dos ingredientes do molho bechamel dessa outra sugestão. O Caldo SAZÓN® Galinha, tanto no cozimento da massa quanto no preparo do molho, confere uma experiência prática e incrível na sua preparação.  
  • Capeletti ao Molho Branco: essa receita é especial para quem quer preparar uma massa gostosa mas não está com muito tempo ou tem pouca habilidade na cozinha. O molho branco é bem simples de ser feito e em 10 minutos — com poucos ingredientes — você terá um prato especial. O rendimento é de 5 porções! 
  • Macarrão ao Molho Branco com Sódio Reduzido: com o fusilli tricolor, essa receita fica tão colorida e gostosa que vai chamar a atenção até mesmo das crianças. O preparo é bem rápido e fica pronto em apenas 15 minutos.  
  • Fritada de Abobrinhas com Molho Branco: essa receita transforma uma simples omelete numa refeição completa, acrescentando abobrinha e finalizando com molho branco. Se desejar, a abobrinha pode ser substituída por batatas. Bom apetite! 

Gostou das dicas? Viu como é fácil fazer e utilizar o molho bechamel?

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco