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    Legumes: 6 dicas de como preparar

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    Os legumes são parte importante de uma alimentação saudável e equilibrada. Combinados com verduras e frutas, são as principais fontes de vitaminas, fibras e minerais, nutrientes essenciais ao organismo. Mas se você acha um desafio preparar legumes de forma saborosa, saiba que existem várias maneiras de deixá-los deliciosos e ainda preservar seus nutrientes.

    Veja, abaixo, 6 dicas de como preparar legumes para aproveitar tudo de bom que eles oferecem.

    Cru

    Para começar, nem todo legume precisa de cozimento. Alguns ficam ótimos crus. Um exemplo é a cenoura, que pode ser ralada, cortada em pedacinhos ou em fatias finas. Abobrinha, rabanete e pepino também podem ser servidos sem cozimento. Cortados bem finos, dão sabor e textura aos pratos.

    No vapor

    O cozimento no vapor ajuda a preservar mais os nutrientes dos legumes, além de ser rápido e fácil. Se você não tem uma panela especial ou cuscuzeira para cozinhar alimentos no vapor, vale improvisar. Basta colocar água em uma panela e encaixar sobre ela um escorredor de macarrão ou uma peneira de metal, resistentes ao calor. Não deixe o legume encostar na água. Você pode cozinhar no vapor cenoura, mandioquinha, vagem, abóbora, brócolis, couve-flor.

    Refogado

    Outra boa forma de preparar legumes é refogá-los. Para isso, basta usar uma frigideira grande, com um fio de azeite ou óleo. Se for refogar vários legumes ao mesmo tempo, comece pelos mais firmes, como a vagem. Vale colocar um pouquinho de água, se precisar. Pimentão, quiabo, berinjela e cenoura ficam ótimos refogados.

    Grelhado

    Legumes grelhados são fáceis de preparar e ficam deliciosos. Podem ser feitos em uma grelha, em chapa de ferro ou na frigideira, untadas com óleo ou azeite. Para berinjela e abobrinha, por exemplo, bastam alguns minutos de cada lado.

    Salteado

    Outra boa ideia é saltear os legumes. Para isso, é só usar uma frigideira em fogo alto e mexer constantemente os legumes, para que cozinhem rápido e não percam muito líquido.

    Assado

    Assar os legumes é outra opção de preparo e que muitas vezes é pouco utilizada. Os mais firmes, como beterraba ou abóbora, podem ser embrulhados ou cobertos com papel alumínio, para acelerar o cozimento. Legumes assados ficam muito saborosos e podem ser preparados inteiros, cortados em fatias grossas ou cubos.

    Agora que você já conheceu 6 formas diferentes de preparar legumes, vamos às receitas.

    6 receitas deliciosas com legumes preparados de várias formas

    receita de salada de legumes assadosSalada de Legumes Assados: que tal uma salada diferente e saborosa com legumes assados? Esta leva cebola-roxa, batata-doce e abobrinha assadas com Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste e azeite. Depois de frios, basta acrescentar aos legumes queijo minas em cubos e folhas de alface rasgadas.

    Legumes com Toque de Alho e Óleo: nesta preparação, os legumes são refogados em uma frigideira grande, que recebe primeiro a vagem, depois a abobrinha, a berinjela e o tomate. O Tempero SAZÓN® Toque de Alho dá mais sabor aos legumes.

    Legumes com Ovos à Moda SAZÓN: esta é uma opção prática para variar o cardápio. Cenoura, brócolis, tomate e vagem são temperados com Caldo SAZÓN® Legumes, que tem 0% de gordura. Na mesma frigideira em que os legumes refogam, quebre ovos e deixe cozinhar. O prato fica bonito e nutritivo.

    Legumes Gratinados: nesta receita, cenoura, vagem e couve-flor são cobertas com um molho branco temperado com AJI-SAL® com Pimenta. O gratinado vem do queijo parmesão colocado por cima.

    Quiabo Recheado: quer conhecer um jeito diferente e delicioso de preparar quiabo? Nesta receita, ele é recheado com carne moída, que ganha sabor extra com Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste. Vale a pena experimentar!

    Peixe com Legumes Cozidos no Vapor: nesta receita, a pescada branca cozinha no vapor sobre uma camada de brócolis, mandioquinha e cenoura, temperados com AJI-SAL® com Pimenta. Excelente opção para o almoço ou jantar do dia a dia.

    Viu como pode ser fácil e gostoso introduzir legumes na alimentação diária? Usando diferentes formas de preparo, eles ganham mais sabor e vão conquistar um lugar de destaque na sua mesa.

    Marilia Zagato

    Especialista em Alimentos

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