Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Entenda as diferenças entre óleos e gorduras para usar na cozinha

  • Nutrição do dia a dia
  • 9min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Você já parou para pensar na variedade de óleos e gorduras que pode usar para cozinhar? Às vezes fica até difícil escolher a mais adequada para o que deseja fazer, não é mesmo?

Antes de mais nada, saiba que óleos e gorduras são fundamentais na alimentação.

Além de fornecerem energia para o organismo, têm papel importante junto a alguns hormônios e ajudam no transporte e absorção de vitaminas que precisam da gordura para serem aproveitadas pelo corpo, como A, D, E e K.

Sem contar os benefícios nutricionais, ainda dão sabor aos alimentos. Mas eles não são todos iguais, assim, é interessante conhecê-los um pouco mais, antes de escolher o que usar na cozinha.

Uma das principais diferenças é visível: enquanto os óleos são líquidos em temperatura ambiente, as gorduras são sólidas.

Ponto de fumaça

Uma questão importante para levar em consideração ao optar por um óleo ou uma gordura tem a ver com o chamado ponto de fumaça.

Isso ocorre quando, submetido a altas temperaturas, ele começa a produzir fumaça e tem sua composição alterada.

Diferentes tipos de óleos e gorduras apresentam pontos de fumaça distintos. Em função disso, alguns são mais indicados para temperar, cozinhar ou fritar.

Tipos de óleos e gorduras

Vale a pena, ainda, avaliar a quantidade de gorduras boas, chamadas de insaturadas, que podem ser monoinsaturadas ou poli-insaturadas. Elas podem auxiliar no controle do colesterol, desde que sejam consumidas com equilíbrio.

Em geral, elas estão mais presentes nos óleos vegetais e cada um tem uma concentração maior de ácidos graxos ômega 3, ômega 6 (poli-insaturadas) e ômega 9 (monoinsaturadas).

Por essas e outras, é interessante conhecer as características dos óleos e das gorduras disponíveis para serem usados na cozinha.

ÓLEOS VEGETAIS

São os mais utilizados no preparo dos alimentos. Eles são extraídos de grãos ou sementes, como soja, milho, girassol, canola, algodão, amendoim ou de frutos, como azeitona, dendê (ou palma) e coco. Saiba um pouco mais sobre alguns deles.

Estes aguentam temperaturas mais altas

Soja: é o óleo mais utilizado no dia a dia. Apresenta um elevado ponto de fumaça, ou seja, resiste a altas temperaturas e, por isso, é uma boa alternativa para frituras, por exemplo.

É rico em gorduras poli-insaturadas e ômega 6, porém é importante usar com moderação.

Canola: também resiste a altas temperaturas com pouca produção de compostos tóxicos, por isso, é uma das opções mais adequadas para frituras.

Milho: tem um ponto de fumaça um pouco menor que o óleo de canola, mas ainda é uma boa opção para altas temperaturas.

É rico em ácidos graxos poli-insaturados e seu consumo adequado pode ajudar a melhorar os níveis de gorduras boas no sangue.

Coco: consegue atingir altas temperaturas sem oxidar nem alterar suas propriedades, porém menos que o óleo de soja, o de canola e o de milho. Pode ser usado para cozinhar, refogar ou em frituras rápidas.

Não aguenta temperaturas altas

Girassol: tem um ponto de fumaça mais baixo, por isso, não suporta temperaturas elevadas sem oxidar.

Deve ser usado, de preferência, frio ou para cozimento rápido.

Têm melhor composição nutricional

Linhaça: é rico em ômega-3, que ajuda no controle dos triglicérides e do colesterol.

Não reage bem a altas temperaturas. Por isso, deve ser utilizado, de preferência, em molhos e saladas ou para regar legumes crus ou cozidos.

Azeite de oliva: obtido por meio da prensagem de azeitonas, frutos das oliveiras, é composto principalmente por gorduras boas, como os ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9) – que ajudam no equilíbrio dos níveis de colesterol e na saúde do coração.

Têm sabor mais marcante

Gergelim: é bem estável, resistente à oxidação e não fica rançoso com facilidade. É bastante utilizado na culinária asiática, como na receita de yakissoba.

Por ter sabor bem pronunciado, normalmente é utilizado em pequenas quantidades para aromatizar e finalizar pratos.

Dendê ou palma: extraído do fruto da palmeira alcança altas temperaturas sem perder características de sabor e composição.

Como tem um sabor mais forte, deve ser usado em quantidades moderadas.

GORDURAS DE ORIGEM ANIMAL

Além dos óleos vegetais, gorduras provenientes de animais, como a banha de porco e a manteiga, também podem ser usadas em várias preparações, mas de forma equilibrada.

Banha: resultado da gordura do porco, deve ser usada com moderação, pois, apesar de dar sabor e consistência a receitas, como a de massa podre, por exemplo, contém bastante gordura saturada que, em excesso, é prejudicial à saúde do coração.

É resistente ao calor – ou seja, mantém suas características quando submetidas a altas temperaturas.

Manteiga: derivada do leite, essa gordura é obtida quando se bate vigorosamente o creme de leite gordo até que a gordura se separe dos líquidos.

Ela não tolera o calor tão bem quanto alguns óleos vegetais, mas, em compensação, traz um sabor especial às receitas.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os diferentes tipos de óleos e gorduras, pode escolher uma receita gostosa e equilibrada para apreciar com a família.

5 receitas para se deliciar com sua família

assado de legumesAssado de Legumes: a refeição vai ficar mais nutritiva e equilibrada com esses legumes assados. Basta temperar, regar com Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO™ e levar ao forno por 20 minutos.

Dica: dá para aproveitar diferentes tipos de legumes que estão na geladeira e você pode usar, inclusive, talos e cascas.

Arroz Completo de uma Panela Só: se você quer uma receita prática, de cardápio único, encontrou!

Para preparar este prato, basta misturar o arroz ao frango e legumes, e enriquecê-los com o Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO™. Fica bem saboroso e, o melhor, você usa apenas uma panela!

Salada de Lentilhas com Cebolas Caramelizadas: um jeito criativo e saboroso de misturar folhas com leguminosas – grupo de alimentos que inclui, além da lentilha, o grão-de-bico, o feijão e a ervilha – e preparar uma salada irresistível.

Para dar um toque especial ao tempero, use Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO™. Todo mundo vai elogiar a mistura de texturas e o sabor.

Tilápia ao Molho de Limão Siciliano: o peixe é uma alternativa leve e saborosa, principalmente nos dias quentes do verão.

Nesta receita, você aproveita o sabor do Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO para fritar os filés de tilápia e para fazer o molho de limão.

Salpicão com Ameixa e Iogurte: Você já usou iogurte no tempero da salada?

Este salpicão de frango fica bem saboroso com a mistura de iogurte natural, Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO, Tempero SAZÓN® Toque de Limão e sal.

Uma receita bem refrescante que vale a pena experimentar.

Agora que você conhece as características dos diferentes óleos e gorduras usados na culinária, vai ficar mais fácil escolher a melhor opção na hora de preparar suas receitas preferidas.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco