Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Do churrasco à feijoada: 3 pratos brasileiros de dar água na boca

  • Cozinhar faz bem
  • 3min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Não é preciso ser brasileiro para saber: a culinária daqui é uma das mais ricas e diversificadas do mundo. Da tradicional feijoada ao churrasco com caipirinha, a nossa culinária tem um sabor único e que encanta todos que a provam. Mas, além de deliciosas, esses pratos têm outra coisa em comum: sua origem é super curiosa e interessante.

E como estamos no mês da Proclamação da República, nada mais justo do que instigar nossa curiosidade com a origem de algumas das receitas mais adoradas pelos brasileiros!

Confira abaixo como surgiram alguns pratos típicos da nossa Pátria:
 

Feijoada1) Feijoada
Dentre os pratos típicos brasileiros, nenhum tem tanto a nossa cara quanto uma feijoada. Mas, a receita que é símbolo nacional teve sua origem em Portugal e foi adaptada com ingredientes brasileiros pelos escravos, que reaproveitavam os restos de carne que os senhores não queriam, cozinhando junto com o feijão preto. De lá para cá a receita foi sendo aprimorada até se transformar no prato que conhecemos hoje: “feijoada à brasileira”.  

Que tal preparar uma feijoada de comer de joelhos? 

Churrasco2) Churrasco
O hábito de assar a carne em brasa surgiu junto com a invenção do fogo, já na Pré-história, mas a origem do churrasco como conhecemos hoje tem ligação com o Sul do Brasil. Surgido na região dos pampas, no Rio Grande do Sul, o churrasco se tornou parte da identidade culinária nacional, mas nem sempre foi assim.
O churrasco surgiu do reaproveitamento da carne bovina, já que na época a parte do boi que realmente importava no comércio era o couro. Os tropeiros gaúchos que lidavam com o gado ficavam muito tempo longe de casa. Logo, o churrasco era a refeição mais prática de preparar: só era preciso a carne, uma faca, sal grosso, fogo e alguns espetos improvisados de gravetos.

Que tal preparar um churrasco no capricho?

Caipirinha3) Caipirinha
Outro grande símbolo nacional é a caipirinha, que surgiu no interior e, por isso, deu-se o nome à bebida. A origem da caipirinha é bem curiosa, pois deriva de um medicamento caseiro à base de cachaça, alho, limão, mel e ervas.
A mudança de ingredientes no preparo, trazendo o açúcar no lugar do mel e a retirada das ervas e do alho, fez com que a caipirinha ajudasse na digestão de pratos mais pesados, como a feijoada. Mas lembre-se: por ter como base uma bebida alcoólica, deve ser consumida com moderação. ;)

Que tal preparar uma caipirinha especial e bem gelada? 

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco