Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Culinária e Entretenimento do Brasil: Regiões Sul e Sudeste

  • Cozinhar faz bem
  • 4min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Hoje é o nosso quarto e último post sobre a culinária e entretenimento nas regiões do Brasil. Vamos falar do Sul e Sudeste.

A Região Sudeste possui uma culinária muito diversificada, cada estado tem a sua peculiaridade.

Por exemplo, em Minas Gerais temos desde o pão de queijo e às compotas. Mas não podemos esquecer os famosos quitutes, como: biscoito de polvilho, bolo e broa de fubá, e para acompanhar tudo isso o saboroso café, passado em coador de pano.

No Espírito Santo a cozinha da região é um mergulho no mar. Da moqueca às tortas de mariscos, os pratos são elaborados, na grande maioria, com peixes e frutos do mar.

O Rio de Janeiro e São Paulo são os grandes polos gastronômicos e adeptos da culinária internacional.

No Sudeste, uma brincadeira típica que entretém a criançada é o “Chocolate Inglês”, que surgiu em Quissamã, no Rio de Janeiro. Você já brincou?

Funciona assim: forma-se um círculo colocando uma mão sobre a outra, com as palmas para cima. Todas cantam, batendo na mão de quem está do lado esquerdo. Quando a música termina, quem teve a mão tocada por último pisa no pé de quem está ao seu lado. Se não conseguir, pode piscar discretamente para outro participante da roda. Este, por sua vez, terá que tentar pisar no pé de outra criança. Essa tentativa se repete no máximo três vezes e quem leva a pisada sai da roda.

Já na Região Sul, a influência dos imigrantes italianos, alemães e portugueses é marcante na culinária.

Em Santa Catarina e no Paraná, alguns pratos são característicos da Alemã, como: eisbein (joelho de porco), chucrute (repolho em conserva) e apfelstrudel (folhado de maçã). O uso da carne é uma das principais características da cozinha local.

O Rio Grande do Sul é marcado pelo churrasco e pelo chimarrão, pelo arroz carreteiro, ambrosia e doce de ovos.

No Sul, a criançada se diverte brincando de “Coelho Sai da Toca”, que surgiu em Guaporé, no Rio Grande do Sul.

A brincadeira começa quando os participantes são divididos em grupos de três. Dois jogadores dão as mãos formando a toca e o terceiro ficará entre eles e será o coelhinho. Do lado de fora ficam os coelhos perdidos.  Ao ser dado o sinal: ‘Coelhinho sai da toca, um, dois, três’, as tocas levantam os braços e todos os coelhinhos devem ocupar uma nova toca, inclusive os coelhos perdidos. Quem não conseguir entrar fica no centro, esperando nova oportunidade.

O Brasil tem uma das mais ricas gastronomias e aprendendo sobre ela entendemos um pouco da cultura de cada Estado.

Divirta-se e aprecie os “sabores” brasileiros.

 

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco