Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Confira 10 tipos de frutas e seus benefícios!

  • Nutrição do dia a dia
  • 10min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Na correria do dia a dia, equilibrar o cardápio às vezes é tarefa difícil. Mas cuidar da alimentação é fundamental para manter a boa saúde. Afinal, uma dieta balanceada ajuda a evitar doenças e a combater a obesidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de cerca de cinco porções diárias – cerca de 400 g –, pelo menos cinco dias por semana, de frutas, legumes e verduras.

As frutas são fontes de fibras, vitaminas e minerais muito importantes para reforçar a saúde como um todo.

É importante variar os tipos de frutas na rotina, já que cada uma contém nutrientes específicos e, quanto mais diversificadas forem as escolhas, maiores são as chances de ingerirmos todos os nutrientes necessários a uma alimentação mais equilibrada.

Por isso, para lembrar de incluí-las sempre no seu dia a dia, faça planos: no supermercado, na feira ou no sacolão, compre frutas pensando no consumo da semana – no café da manhã, nos lanches da manhã e da tarde e nas sobremesas. Viu?

São muitas as oportunidades de comer frutas. Quer mais? Além de ingerir frutas in natura ou em sucos, você também pode usá-las no preparo de receitas.

Conheça as propriedades de 10 tipos de frutas

Manga: contém nutrientes importantes para o organismo, como vitamina C e vitamina A. Por ser mais doce, a fruta in natura é uma ótima opção de sobremesa. Também pode ser utilizada para preparar receitas doces, acrescentando sabor e textura a elas. E fica uma delícia em saladas, principalmente as que levam folhas verdes escuras, que têm um sabor mais amargo e contrastam com o doce da fruta. Combina, ainda, com peixes.

Morango: fonte de vitamina C e flavonoides, que são substâncias antioxidantes, podem ajudar a prevenir doenças, como as cardiovasculares. Fica uma delícia em receitas doces, como tortas, bolos e musses, além de poder acompanhar saladas.

Maçã: quando consumida com casca, essa fruta contribui com fibras e antioxidantes. Se ingerida com frequência, ajuda a reduzir doenças ligadas ao coração. Ótima opção para preparar tortas e bolos, incluir na salada de frutas ou preparar um purê para acompanhar carnes, principalmente a suína. Pode, ainda, ser adicionada crua a saladas, o que dá sabor e textura diferente. Além disso, é uma fruta prática para ter sempre à mão, porque pode ser transportada facilmente e consumida nos lanches.

Pera: contém fibras que auxiliam no funcionamento do intestino e na sensação de saciedade, além de contribuir com a hidratação do organismo. Fica ótimo em compotas e tortas. Também vai bem em saladas e outros pratos salgados.

Abacate: ele é fonte de gorduras boas, que podem ajudar a reduzir o colesterol ruim. No entanto, por ser uma fruta calórica, deve ser consumida sem exageros. Versátil, o abacate pode ser usado em receitas doces, como vitaminas, e salgadas, como no guacamole, em saladas, patês e até com torradas e massas.

Laranja: fonte de vitamina C, também é um poderoso antioxidante natural e que pode ajudar a absorver o ferro presente nos outros alimentos como feijão e carnes. Por isso, uma boa opção é consumi-la após as refeições, para ajudar a absorver o ferro presente nelas. Também pode ser consumida em sucos, doces, usada no tempero de peixes e carnes, e fica uma delícia como tradicional acompanhamento da feijoada.

Banana: fonte de potássio, um importante nutriente que está relacionado com a regulação da pressão arterial. Também é rica em vitaminas C e do Complexo B. É ideal para ingerir entre as refeições, quando bate aquela vontade de comer um doce, porque contém triptofano, substância que estimula a síntese de serotonina, o hormônio relacionado à sensação de bem-estar. Fonte de energia por conter carboidratos, também é ideal para ser consumida antes de praticar atividade física. Combina com bebidas como as vitaminas, em receitas doces, como bolos e tortas, e em receitas salgadas, como farofas e cozidos de carne bovina.

Ameixa: com ação antioxidante e capacidade laxativa, ela ajuda no funcionamento do intestino e na prevenção de doenças. A versão in natura pode ser utilizada em pratos salgados, como na salada e em molhos para carnes.

Abacaxi: contém uma substância chamada bromelina, que é capaz de quebrar proteínas em pequenos pedaços, o que ajuda na digestão de carnes e outras proteínas. Vai bem em receitas de tortas e bolos e fica uma delícia em pratos salgados, principalmente os que levam carne de porco e de aves. Nesses preparos, o abacaxi ajuda a amaciar a carne e a deixá-la mais suculenta.

Uva: rica em substâncias chamadas flavonoides, que são antioxidantes e anti-inflamatórios, e estão associadas com a redução do risco de doenças cardiovasculares. Pode ser usada em receitas salgadas, como saladas e maioneses, além das tradicionais receitas doces.

A seguir, conheça receitas que podem ser preparadas com frutas.

10 receitas que levam frutas

prato de carne de porco com abacaxi agridocePorco com Abacaxi Agridoce: a mistura de ingredientes proporciona um delicioso sabor agridoce para essa receita. O segredo aqui é deixar a carne de porco durante três horas no tempero à base de SATIS!® Molho Shoyu Tradicional, ótimo para variar as preparações do dia a dia.

Cação ao Suco de Laranja: este prato é bem fácil de preparar. Basta deixar as postas do peixe curtindo no Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste por meia hora. Quando for levar ao forno, cubra com o suco de laranja e vá regando, de vez em quando, com o molho que se forma no fundo da travessa. O peixe assa devagar e fica tenro e úmido, uma delícia!

Arroz com Banana-da-Terra: esta receita combina arroz, frango, ovo, banana-da-terra e bacon. E fica uma delícia com o Caldo SAZÓN® Galinha, que intensifica o sabor dos ingredientes.

Salada de Couve, Repolho e Manga ao Molho de Gorgonzola: uma salada “crocante” (por causa das folhas cruas), com destaque para a mistura do gosto da manga com o gorgonzola – no molho, você usa Tempero SAZÓN® Salada, que é uma maneira prática e deliciosa de dar mais sabor a saladas.

Salpicão com Ameixa e Iogurte: esta receita fica ainda mais gostosa quando servida gelada. A mistura do frango, ameixa, salsão e cenoura, deliciosamente temperados com molho de iogurte, Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO™ e Tempero SAZÓN® Toque de Limão é sucesso na certa!

Guacamole: prato típico mexicano, bem fácil de preparar. É só misturar o abacate amassado aos demais ingredientes, temperar com Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO™ e AJI-NO-MOTO® – que realça o sabor do alimentos – e está pronto. Sirva com nachos, torradas ou salada verde.

Ceviche Tropical: um prato bem refrescante à base de filé de peixe cru marinado no limão e no Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste, que dá um toque delicioso e levemente apimentado à receita. Para combinar com o peixe, cubinhos de manga e folhas de hortelã.

Salmão ao Molho de Manga e Hortelã: o peixe combina perfeitamente com o molho de manga e é uma ótima opção para acompanhar uma salada fresca.Para temperar o salmão, deixe-o na mistura de limão com um sachê de Caldo SAZÓN® Camarão, que atribui mais sabor às receitas.

Terrine de Frutas: uma forma deliciosa de consumir diferentes frutas na mesma receita. O segredo para deixá-la mais gostosa é usar FIT Limão para fazer a gelatina da terrine. FIT tem o sabor intenso da fruta, é refrescante e zero açúcar. Uma sobremesa fresca, ideal para os dias mais quentes.

Sagu Tropical: imagine um sagu com salada de frutas. Pois essa receita é uma combinação dessas duas delícias.O toque extra fica por conta do FIT Laranja, que tem o sabor intenso da fruta, é refrescante e zero açúcar, e dá um gosto especial ao sagu.

Viu como incluir frutas nas receitas é simples e gostoso? Agora, é só escolher uma e aproveitar com a sua família.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco