Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Pastel Caseiro - Aprenda a fazer 7 receitas fáceis!

  • Tendências
  • 6min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Hummmm, quem resiste a um pastel com a massa sequinha e crocante? Pois não é preciso esperar até o dia da feira perto da sua casa ou do seu trabalho para se deliciar com essa tentação. Você pode aprender a fazer pastel caseiro e aproveitar essa gostosura à vontade.

Ninguém conhece ao certo a origem do pastel, mas, provavelmente, ele é parente do guiozá ou do rolinho primavera, ambos quitutes da culinária asiática.

O que se sabe é que o nosso tradicional pastel foi criado e se tornou popular pelas mãos dos descendentes de japoneses – quem nunca frequentou uma barraca na feira tocada por eles?

Pois você pode fazer pastel “de feira” e de outros tipos em casa. Para começar, aprenda a fazer pastel caseiro usando como base esta receita de massa:

Ingredientes
 

  • 4 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo (500 g)
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 colher (sopa) de aguardente
  • meia colher (chá) de sal
  • meia colher (chá) de AJI-NO-MOTO®
  • 1 xícara (chá) de água gelada (200 ml)

Modo de preparo
 

Em uma tigela grande, coloque a farinha de trigo, faça uma cavidade no centro e disponha o ovo, o óleo, a aguardente, o sal e o AJI-NO-MOTO®. Junte a água, aos poucos, e sove com as mãos até formar uma massa lisa e homogênea. Cubra com filme-plástico e deixe descansar na geladeira, por 40 minutos.

Pronto! Agora basta abrir a massa numa espessura bem fina com um rolo, cortar no tamanho e formato desejados, rechear com o seu sabor preferido e fritar em óleo bem quente.

A seguir, conheça diferentes formas de preparar pastel caseiro: tem receitas para usar massa pronta, massa feita em casa, de pastel de forno...

7 Receitas irresistíveis de pastel

pastel caseiro assado de carne moída1) Pastelão de Forno: recheado com carne moída, este pastelão assado fica bem gostoso. O truque? Acrescentar Caldo SAZÓN® Picanha na Brasa na massa (sim!) e no recheio. Ele dá o sabor dessa carne às receitas de um jeito fácil e prático.

2) Pastel de Frango Cremoso: já pensou em fazer um recheio de pastel usando VONO® Chef Creme de Queijo? Pois ele facilita o preparo de várias receitas, porque dá sabor e cremosidade sem dar trabalho.

3) Pastel de Forno II: para aqueles dias em que tudo o que você quer é fazer um lanche e ficar com a sua família. O segredo deste pastel assado é a massa saborosa, graças ao Tempero SAZÓN® Laranja, que é específico para massas – e, por ter um toque de cebola e ervas, que deixa os pratos com gosto de “quero mais”.

4) Pastel de Angu: um pastel diferente do tradicional, este é feito com massa à base de fubá temperado com Caldo SAZÓN® Legumes, que deixa os pratos mais saborosos, com toques de salsa, aipo e cenoura. Essa massa é cozida e, depois, aberta, cortada e recheada com carne moída. Depois de pronto, o pastel fica dourado e sequinho.

5) Pastel de Palmito: nesta receita, você faz da massa ao recheio – que fica cremoso e saboroso. O sabor especial do creme de palmito fica por conta do Tempero SAZÓN® Amarelo, próprio para legumes. Uma delícia para variar o tradicional pastel de carne ou, por que não, fazer dupla com ele.

6) Pastel de Estrogonofe: estrogonofe no recheio do pastel? Sim! Aqui vai mais um jeito de usar essa receita tão amada pelos brasileiros. E ela fica mais gostosa com Tempero SAZÓN® Vermelho, que leva alho, cebola, salsa, orégano e louro. Uma dica? Você pode preparar o estrogonofe especialmente para rechear o pastel ou aproveitar a sobra do estrogonofe de domingo para isso. Que tal?

7) Pastel de Banana: a receita tem tudo para agradar os fãs da versão doce dessa delícia. Esse pastel leva um recheio bem cremoso e saboroso. O toque que faz a diferença é usar um sachê de MID® Baunilha com Limão na hora de cozinhar a banana – ele ajuda a incrementar o sabor com o gostinho de baunilha e limão, adoçado na medida. Uma sobremesa irresistível.

Agora que você conheceu receitas de como fazer pastel caseiro, é hora de escolher uma delas e se deliciar junto com a sua família!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco