Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Como fazer molho à bolonhesa

  • Nutrição do dia a dia
  • 3min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

O molho à bolonhesa é uma delícia e combina com vários tipos de massas. Mas você sabe como fazer um bom molho à bolonhesa? Antes de entrar nos detalhes de como prepará-lo, vamos falar sobre a origem desse molho tradicional, feito à base de carne moída e tomate.     

Origem do molho à bolonhesa

prato com massa e molho à bolonhesaEle foi criado em Bolonha, na Itália, por isso o nome à bolonhesa. A receita original foi até registrada na Câmara de Comércio de Bolonha, em 1982. Mesmo assim, quando ganhou o mundo, a receita passou por várias mudanças. Chamado de ragù alla bolognese na Itália, o molho original é feito com tomate fresco, carne moída, legumes, como cenoura e salsão, e vinho.

Como fazer molho à bolonhesa   

No Brasil, teve seu preparo simplificado. Mas o resultado continuou ótimo e o melhor é que o molho ficou mais fácil e rápido de fazer. A base é a mesma: cebola frita na manteiga. Depois, é só acrescentar a carne moída e fritar por 8 minutos, ou até ela mudar de cor. O passo seguinte é colocar polpa de tomate e adicionar  Tempero SAZÓN® Laranja, próprio para o preparo de massas e molhos.      

Na sequência, basta regar com um pouco de água e deixar cozinhar por 10 minutos, para o molho encorpar. Agora você já sabe como fazer molho à bolonhesa de um jeito fácil e prático. 

Você pode ver receita completa aqui .     

Esse molho pode ser usado em diferentes pratos, como lasanha, polenta, nhoque, talharim, espaguete e outros tipos de massa. E dá até para comer com pão francês no lanche da tarde!

Outro ponto interessante é que o molho à bolonhesa pode ser congelado. Espere o molho esfriar, coloque em potes com a quantidade ideal para uma refeição em família e guarde no freezer. Depois é só descongelar quando for usar. Muito prático e saboroso! 

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco