• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    Como fazer farofa? 11 receitas para experimentar em casa!

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    A farofa é uma paixão nacional. Ela combina com a maioria dos pratos e está sempre presente na nossa mesa como acompanhamento, desde nos churrascos até nas festas de fim de ano. E o melhor de tudo: é um prato de baixo custo, além de fácil e rápido preparo. Mas, você sabe como fazer farofa?

    Preparada como um prato salgado, seu ingrediente principal é a farinha de mandioca ou a farinha de milho, ou mesmo as duas juntas. Nelas, podemos adicionar diversos outros ingredientes de acordo com nosso paladar, tais como milho, ovos, carnes em geral, couve, cogumelos; e até mesmo ingredientes doces, como banana, damasco e uva-passa (essa última principalmente nas comemorações de fim de ano). Tudo em uma refoga que pode ser feita com manteiga ou azeite.

    Dica extra para quem quer deixá-la mais incrementada e saudável: experimente usar castanhas e sementes como gergelim, abóbora e girassol.

    11 receitas deliciosas de farofa para você experimentar em casa

    1. Farofa Rápida: como o próprio nome diz, essa farofa é simples e muito rápida de fazer. Em apenas 10 minutos, e com um toque de Caldo SAZÓN® Bacon defumado, você tem um acompanhamento saboroso para diversos pratos.
    2. Farofa com Maçã: essa receita de farofa com maçã e azeitonas pode ser um ótimo acompanhamento para as carnes suínas. Rende 6 porções e você prepara em 15 minutos. 
    3. Farofa de Banana com Castanha-do-Pará: uma boa opção para variar na farofa é usar a banana como ingrediente para um sabor delicioso entre o doce e salgado. Além disso, essa farofa tem o Tempero SAZÓN® Amarelo para ficar ainda mais especial.
    4. Farofa de Cenoura: se você quer uma receita de farofa com sabor neutro, essa é para você. Com poucos ingredientes e o Tempero SAZÓN® Amarelo para realçar o sabor, a farofa de cenoura combina com todos os tipos de carne.
    5. Farofa com Cogumelos: cogumelo é um ingrediente-chave para incrementar ainda mais a sua farofa. Nessa receita, o shimeji com Caldo SAZÓN® Picanha na Brasa e farinha de mandioca torrada vai tornar seu acompanhamento ainda mais irresistível.
    6. Farofa de Cebola: usando VONO® Chef Creme de Cebola, você não perde tempo descascando e picando cebola na sua cozinha. Com bacon e ovos, a farofa fica completa.
    7. Farofa de Amendoim: essa farofa é uma mistura deliciosa de texturas. A farinha de mandioca flocada com o amendoim garante sabor e crocância. Experimente como acompanhamento para carnes suínas.
    8. Farofa de Pinhão: aproveite os meses de abril a junho, em que o pinhão está em alta, e não deixe de fazer essa receita deliciosa de farofa. Fica uma delícia para servir com peixes.
    9. Farofa de Feijão: feijão não se come só com arroz. A prova disso é essa receita de farofa com feijão-carioquinha e Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste.
    10. Farofa Incrementada: farofa com farinha de milho fica muito saborosa. Para uma receita mais saudável, experimente utilizar uma parte de amaranto em flocos. Incremente com nozes, banana-passa e Caldo SAZÓN® Costela. 
    11. Farofa Mineira: para finalizar, essa receita é – sem dúvida – a mais completa. É possível misturar as farinhas e ter um ótimo resultado. O bacon, o feijão e a couve dão o toque mineiro nessa farofa de sabor especial.

    Viu como existem diversas formas de preparar um prato tão simples e tradicional como a farofa? Use sua criatividade e bom apetite!

    Ana Beatriz Pose

    Especialista em Alimentos

    Comentários

    0 Comentários

    Faça o login para comentar

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais