Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Como fazer coxinha: 4 receitas diferentes para experimentar!

  • Cozinhar faz bem
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

A coxinha é, definitivamente, uma preferência nacional e é um salgado que tem presença garantida em lanchonetes, bares, cafeterias e padarias, e em qualquer tipo de comemoração, de aniversários a casamentos. Ela também entra na lista de alimentos mais feitos para vender, aumentando a renda de muitas famílias.  

Feita com massa de batata, a coxinha é tradicionalmente recheada com frango desfiado e temperado, e modelada em forma de gota, pois originalmente era feita com uma coxa de frango. Seu sucesso é tão grande que os recheios se reinventam e ganham cada vez mais variedade de sabores, como calabresa, presunto e queijo, e também opções vegetarianas, como palmito e cogumelos. 

Aqui você vai aprender como fazer esse salgado tão querido, com cinco receitas diferentes para inovar. A receita da massa de coxinha é simples, fácil de fazer e fica deliciosa. Além disso, é feita com poucos ingredientes. Capriche no recheio e, com certeza, todo mundo vai adorar!

Passo a passo de como preparar a massa básica da coxinha


Ingredientes para a massa:

  • meia xícara (chá) de margarina sem sal (100 g)

  • 2 colheres (sopa) de cebola ralada (30 g)

  • 2 xícaras (chá) de água

  • 1 batata média cozida e espremida ainda quente (160 g)

  • 1 colher (chá) de AJI-SAL®

  • 4 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo (500 g)

  • 2 claras levemente batidas

  • meia xícara (chá) de farinha de rosca (80 g)

Modo de preparo:

  1. Em uma panela grande, coloque a água e a margarina, e leve ao fogo alto para ferver. 

  2. Junte a batata e o sal e misture bem. Acrescente a farinha de trigo e cozinhe em fogo médio por 5 minutos ou até desgrudar do fundo da panela. Após, retire do fogo e deixe esfriar.

  3. Divida a massa em 21 esferas, abra-as entre a palma das mãos e distribua o recheio escolhido. 

  4. Modele em formato de coxinhas, passe-as na clara e na farinha de rosca e frite aos poucos, em imersão, em óleo não muito quente, por 4 minutos ou até ficarem douradas.

  5. Escorra em papel-toalha e sirva em seguida.

Viu só como é fácil? Que tal agora usar esse passo a passo na prática e experimentar alguns recheios diferentes? Confira as nossas dicas abaixo!
 

4 receitas diferentes de coxinha para você fazer em casa!

1 - Coxinha de Batata-Doce: essa receita substitui a tradicional massa de batata, por uma massa preparada com batata-doce. Além do Caldo SAZÓN® Galinha, que deixa o recheio com muito mais sabor. E, para deixá-lo mais cremoso, use cream cheese. 

2 - Coxinha de Mandioquinha: essa opção de receita é bem especial, pois você prepara com apenas cinco ingredientes. Além da massa de mandioquinha, experimente colocar o VONO® Chef Creme de Cebola, que tem um sabor que você vai se surpreender.  

3 - Coxinha de Aipim: você vai ver que também é possível preparar massa de coxinha com aipim (ou mandioca), sendo mais uma variação da massa tradicional de batata. Para o recheio, frango com requeijão. 

4 - Coxinha de Pernil: para quem não abre mão da massa tradicional de coxinha, mas gosta de inovar nos recheios, essa receita é a ideal! Ela leva pernil suíno cozido e desfiado, preparado com Tempero SAZÓN® Toque de Alecrim. 

Gostou de aprender que dá para preparar coxinha em casa? Com tantas opções, qual a sua receita preferida? Deixe um comentário contando se você gosta de inovar ou prefere o tradicional. 

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco