Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Como fazer Arroz Carreteiro: veja 3 opções de receitas

  • Cozinhar faz bem
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Uma das receitas mais tradicionais do Sul do país - juntamente com o churrasco -, o arroz de carreteiro ganhou o Brasil inteiro com o seu sabor delicioso e preparo prático e fácil. Quer saber como fazer arroz de carreteiro tradicional de um jeitinho saboroso e sem muito trabalho? Então, confira as dicas que eu preparei!

Como surgiu o arroz de carreteiro
 

Antes de passar o segredo de como fazer arroz de carreteiro, uma curiosidade sobre a origem do prato e de seu nome: na época em que grande parte do comércio no Rio Grande do Sul era feita pelos tropeiros e carreteiros que cruzavam o Estado, a alimentação desses viajantes era de basicamente arroz, carne-seca, cebola, alho e sal.

Por isso, a solução para uma refeição saborosa, nutritiva e fácil de preparar foi colocar todos esses ingredientes juntos - e assim nasceu o arroz de carreteiro! Essa mistura é o que diferencia esse prato do arroz comum de todos os dias.

Como fazer arroz de carreteiro tradicional
 

As receitas de carreteiro são muitas; você pode preparar usando aquela carne que sobrou do churrasco, carne de charque, outros tipos de carne, como linguiça, e também diversos temperos. Mas a versão tradicional desse prato leva, basicamente, os mesmos ingredientes que eram usados lá no tempo dos tropeiros e carreteiros.

Confira abaixo como fazer arroz de carreteiro tradicional de um jeito simples e saboroso!

Ingredientes:

  • 300 g de carne-seca (aqui é preciso deixar a carne demolhar, ficar de molho em água na geladeira, de um dia para o outro e trocando a água de 3 a 4 vezes)
  • 1 xícara (chá) de arroz cru, lavado e escorrido
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 500 mL de água quente
  • 1 colher (sopa) de salsa picada
  • Caldo SAZÓN® Carne.

Observação: esses ingredientes são aqueles usados no arroz de carreteiro clássico e servem quatro porções.

Modo de preparo:

  1. Despreze a água em que a carne-seca ficou de molho e disponha-a em uma panela de pressão
  2. Cubra a carne com água e deixe cozinhar por 15 minutinhos após a água começar a ferver ou até que a carne fique macia
  3. Corte a carne em cubos e reserve
  4. Em uma panela média, aqueça o óleo em fogo alto e refogue a cebola até ela começar a dourar
  5. Acrescente a carne-seca e frite até que ela fique envolvida pela cebola
  6. Adicione o arroz e o Caldo SAZÓN® e refogue por mais 2 minutos
  7. Agora, regue com água e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semitampada, por 15 minutinhos
  8. Tire a panela do fogo, tampe-a completamente e deixe descansar por 5 minutos
  9. Agora é só adicionar a salsa, misturar tudo e pronto, é só servir!

Dicas de receita de arroz de carreteiro

Preparou essa receita deliciosa de arroz de carreteiro tradicional e agora quer ainda mais ideias para incrementar o prato? Sem problemas, aqui você encontra! Confira abaixo dicas de duas receitas que deixam essa típica receita gaúcha ainda mais deliciosa.    carreteiro de charque pronto para comer

1) Carreteiro de Charque - Uma das variações mais clássicas e adoradas do arroz de carreteiro. Feita com carne de charque, essa receita é perfeita para quem quer se aprofundar na culinária do Sul do país. A dica é cortar a carne de charque em pedaços pequenos, porque assim o prato fica com uma aparência ainda melhor. Bonito e saboroso!

 

carreteiro de linguiça servido na mesa

2) Carreteiro de Linguiça - Quem quer experimentar ainda mais variações do carreteiro pode apostar nessa receita de Carreteiro de Linguiça. Combinando os sabores da linguiça calabresa fresca, do arroz e da salsa picada (entre outros ingredientes), você tem um prato muito saboroso e ainda prático de fazer - ele fica pronto em cerca de meia hora!
 


Agora que você já sabe como fazer arroz de carreteiro, é só esperar o próximo almoço de família no domingo e surpreender a todos com esse prato que, além de ser cheio de sabor, também é rico em sua história!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco