• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    Como cozinhar pinhão e dicas de receitas

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    Que tal aprender como cozinhar pinhão? Uma das comidinhas mais típicas de São João, o pinhão cozido também tem tudo a ver com o inverno, sendo ainda mais popular na região Sul do país. Para deixar essa estação do ano muito mais gostosa, confira como é feito o preparo do pinhão e também algumas dicas de receitas que levam essa semente.

    Como cozinhar pinhão de um jeitinho bem fácil

    Preparar pinhão é ainda mais fácil do que você imagina! E para provar que é bem simples, vou lhe ensinar como cozinhar essa semente (sim, para quem não sabe, o pinhão é uma semente!) de um jeitinho bem fácil e rápido. Vamos lá!

    1. Comece separando os pinhões: escolha aqueles com as cascas mais brilhantes, com vários tons de marrom e sem furos, e descarte os que não têm uma aparência tão boa.
    2. Lave bem e, em seguida, corte as pontinhas do pinhão - assim, você consegue ver se a polpa está branca. Descarte os pinhões que estiverem com a polpa mais escura, pois passaram do tempo.
    3. Coloque os pinhões em uma panela de pressão, cubra-os com água e leve ao fogo.
    4. Quando a panela começar a “chiar”, espere as sementes cozinharem por 30 minutos.
    5. Desligue o fogo, espere amornar e então escoe.
    6. Descasque e é só servir!

    E como descascar pinhão?

    Existem várias “técnicas” para descascar pinhão cozido. Porém, as mais comuns - como descascar com os dedos mesmo - não são lá muito práticas, principalmente quando se quer preparar alguma receita com as sementes. Para facilitar, indico aqui duas maneiras fáceis de descascar pinhão:

    • Dica 1: Com os pinhões já cozidos e ainda quentinhos, corte-os na horizontal (no sentido de seu comprimento) e retire a polpa - aquela parte comestível.
    • Dica 2: Antes mesmo de cozinhar, faça um pequeno corte na circunferência dos pinhões com uma tesoura de poda (ou outra que tenha o mesmo formato). Depois, coloque-os na panela com água e sal para cozinhar. Quando estiverem prontos, as casquinhas estarão soltas e fáceis de remover.

    Receitas com pinhão

    Para deixar os dias de friozinho muito mais agradáveis e repletos de sabor, você pode aproveitar essas cinco receitas com pinhão que vão lhe dar água na boca. Esses pratos podem entrar para a sua listinha de comidas para festa junina ou simplesmente embalar os seus dias de frio, deixando-os mais gostosos. O importante mesmo é preparar essas delícias!

    1. Carreteiro de Pinhão: Que tal dar outro visual ao tradicional arroz de carreteiro? Aqui, a receita leva pinhões ao invés de carne e conta ainda com muitos temperos deliciosos para deixar o prato com um gostinho irresistível.
    2. Farofa de Pinhão: Aposto que você nunca pensou em usar pinhões na farofa, né? Composta ainda por nozes e uvas pretas, essa receita aqui vai lhe surpreender com tanto sabor e praticidade na hora de preparar - ela fica pronta em apenas 15 minutinhos!
    3. Cubos de Alcatra com Pinhão: Dê outro sabor aos cubos de alcatra e acrescente pinhões cortadinhos à receita. O prato fica pronto em apenas 40 minutos e ainda leva vinho branco e Tempero SAZÓN® Vermelho em seu preparo. É de dar água na boca!
    4. Bolinho Integral de Pinhão: Prepare um bolinho diferente e supernutritivo com essa receita aqui. Além dos pinhões, o prato também leva VONO® Queijo com Tomate e Manjericão, cenoura ralada e farinha integral. Superleve e também delicioso!

    Sugestões para Você:
    Comida de Festa Junina: Pratos Típicos para Preparar

    Priscila Andrade

    Especialista em Alimentos

    Comentários

    0 Comentários

    Faça o login para comentar

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais