Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Comidas Típicas de Festa Junina: Veja!

  • Datas para não esquecer
  • 3min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original
Ah, junho! Um mês cheio das deliciosas comidas típicas de Festa Junina, como pipoca, pinhão e quentão. Mas você sabia que, originalmente, essas festividades eram uma comemoração à fertilidade da terra?
 
Hoje, elas são um ótimo motivo para reunir os amigos e fazer uma baita festa no estilo caipira! E é claro que em uma boa celebração não podem faltar aperitivos gostosos, não é mesmo? Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas superfáceis de pratos típicos para você preparar e levar em cada uma das festas que for participar. Confira abaixo!
 

Comidas típicas de Festa Junina

 
Quando se fala em Festa Junina, uma das primeiras coisas que vêm à mente são as comidas típicas de São João, deliciosas e cheias de tradição.
 
Mas, antes de falar sobre elas, nós separamos alguns dos ingredientes que mais fazem sucesso nessa época do ano. Muitos deles são base para os pratos típicos que vamos abordar mais adiante. Vamos lá?!
 

Amendoim

 
O amendoim é uma verdadeira paixão nacional que não pode faltar nas Festas Juninas. A partir desse ingrediente versátil, podemos criar doces deliciosos e típicos dessa festividade. Quer uma prova? Com apenas leite condensado e açúcar, preparamos o famoso pé de moleque, uma verdadeira tentação! 
 
Mas se você procura algo mais descomplicado, não se preocupe. Com água e açúcar, ou até mesmo água e sal, podemos fazer receitas simplesmente deliciosas, como o amendoim doce e salgado. É uma explosão de sabores que vai conquistar o seu paladar e deixar todo mundo com água na boca
 

Arroz-doce

 
Nada diz tanto Festa Junina quanto um bom e tradicional arroz-doce. Feito com leite, açúcar e canela, esse prato é simplesmente irresistível. E sabe qual é a melhor parte? É mais fácil de fazer do que você imagina. Com apenas alguns passos, você terá um arroz-doce cremoso e delicioso para saborear. 
 
E se quiser dar um toque especial, experimente adicionar cascas de laranja e limão, o aroma e o sabor cítrico vão deixá-lo ainda mais incrível. É uma opção perfeita para se deliciar.
 

Pinhão

 
O pinhão é simplesmente um dos maiores símbolos das Festas Juninas. Nessa época do ano, é muito comum encontrá-lo por todos os lados. E a melhor parte é que prepará-lo é uma tarefa fácil e descomplicada.
 
Você pode cozinhá-lo na pressão, assá-lo no forno, refogar, preparar farofa, vinagrete e muitas outras receitas. É uma opção que vai encantar o paladar de todos e deixar sua Festa Junina ainda mais especial.
 

Milho

 

O milho não só nos faz lembrar da deliciosa pipoca do cinema, mas também é um verdadeiro ícone dos pratos típicos da Festa Junina. É incrível como esse cereal nos transporta para essa época festiva tão especial.

E as maravilhas feitas com milho são muitas! Temos o bolo de milho, um verdadeiro deleite, com sua textura fofinha e seu sabor reconfortante. A broa, uma iguaria que nos envolve com seu aroma incomparável. 

O curau, um doce cremoso feito com milho-verde. É impossível resistir a essas opções deliciosas!
 

Quentão

 
Tem uma receita típica de Festa Junina que também não pode faltar: o quentão! É o verdadeiro queridinho da festividade. E o melhor é que você tem várias opções de ingredientes para prepará-lo. 
 
Pode ser feito com gengibre, limão e cachaça, e a maior parte do álcool presente na bebida vai 
evaporar durante o processo.
 

Receitas salgadas

 
Agora que já apresentamos os ingredientes mais famosas dessa época do ano, confira algumas receitas salgadas de comidas típicas de Festa Junina!
 

Milho de Festa Junina

 
Olha o milho aí de novo! Se você está procurando uma opção de comida salgada para a Festa Junina que seja prática e deliciosa, o milho de Festa Junina é a escolha ideal.
Você só vai precisar de milho, água, manteiga sem sal e AJI-SAL® para completar essa mistura de sabores. 
 

Amendoim Torrado

 
Olha só quem chegou para a festa: o amendoim torrado! Se você está em busca de um petisco delicioso e superprático para curtir as Festas Juninas, ele é a opção perfeita.
E se você adicionar o Tempero SAZÓN® Vermelho e o AJI-SAL® ao amendoim antes de assar, terá uma combinação incrível de sabores.
 

Pamonha de Saquinho

 
Que tal inovar na receita de pamonha e experimentar essa deliciosa pamonha de saquinho? Ela é feita com plástico celofane, que facilita o processo de embalar.
Além disso, temos um ingrediente secreto: o Tempero SAZÓN® para Pipoca sabor Manteiga. Ele vai realçar o sabor da pamonha e garantir um toque irresistível de manteiga.
 

Pipoca de Micro-ondas

 
Aqui, temos uma receita típica de Festa Junina que vai te surpreender. A pipoca de micro-ondas que você já conhece pode ganhar um sabor diferente e especial com o Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO® e o Tempero SAZÓN® para Pipoca sabor Cebola e Salsa. Afinal, não é por ser prático que precisa ser simples, não é?
 

Sanduíche de Pernil

 
Se você busca uma receita mais elaborada, que tal preparar um sanduíche de pernil delicioso?

O Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO® e o Tempero SAZÓN® Toque de Alecrim vão garantir um sabor especial a cada mordida.

Baião de Dois

 
O baião de dois é uma opção versátil, e pode ser servido como prato principal, acompanhado de saladas e carnes, ou como guarnição em churrascos e eventos festivos, inclusive na Festa Junina.

Nesta receita, o Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste faz toda a diferença para dar aquele sabor todo especial.

Farofa de Pinhão

 
farofa de pinhão é um acompanhamento irresistível nas Festas Juninas, e traz todo o sabor e a textura característicos do pinhão, um dos ingredientes mais queridos dessa época do ano.

E, como sempre pode melhorar, a dica é usar o Tempero SAZÓN® Toque de Alho para potencializar todo o sabor da sua receita.

Cuscuz Caipira

 
cuscuz caipira é uma alternativa perfeita ao clássico cuscuz nordestino para ser servido na Festa Junina.

Entre os ingredientes da receita estão a linguiça calabresa defumada, o requeijão, o queijo mussarela, o ovo e a salsa. Para dar um sabor ainda mais regional, temos o Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste.

Receitas doces

 

Uma boa Festa Junina não pode deixar de ter pratos doces, não é? Por isso, confira algumas sugestões de receitas doces para essa comemoração!

Pipoca Doce

 
pipoca doce é uma opção irresistível entre os doces típicos de Festa Junina, e pode ser feita de diversas formas.

Nesta receita, você confere como fazer uma calda deliciosa usando o Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO® e o MID® Groselha.

Canjica Aromatizada

 
A canjica é outro clássico das comidas típicas de Festa Junina, mas esta receita de canjica aromatizada tem um sabor diferente e delicioso, graças ao MID® Abacaxi e às especiarias, como cravo e canela.
 

Bebidas Quentes

 

Para fechar a nossa lista de comidas típicas de Festa Junina, separamos uma receita deliciosa de bebida. Acompanhe a seguir!

Vinho Quente sem Álcool

 
O frio que faz durante as Festas Juninas pede uma bebidinha quente, e aqui temos a opção de um vinho quente sem álcool que pode ser consumido pela família inteira.

O protagonista da receita é o MID® Uva que, acompanhado de canela, cravo, gengibre e maçãs, transforma-se em uma bebida deliciosa.

Agora que você conheceu opções incríveis de comidas típicas de Festa Junina, aproveite o clima festivo e se delicie com pratos que trazem sabor e tradição à mesa. Afinal, a culinária junina é perfeita para unir pessoas e celebrar a cultura brasileira.

Você ainda pode encontrar outras receitas típicas deliciosas no portal Sabores Ajinomoto, como o curau salgado com frango caipira e quiabo, a costela à moda caipira e a canjica caipira com frango. Confira!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco