Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Comidas típicas do Nordeste para comemorar o mês do nordestino!

  • Datas para não esquecer
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

O mês de outubro, desde 2009, conta com a homenagem aos nordestinos. A escolha do dia 8 como Dia do Nordestino foi feita em comemoração ao centenário do cantor e poeta popular Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, que foi uma importante personalidade da região. Desde então, a data é celebrada em diversas partes do Brasil. Quer mês melhor para você conhecer mais sobre a riquíssima cultura culinária desse povo?!

Para descobrir o encanto nordestino, nada melhor do que aprender a preparar algumas comidas típicas da região. Confira as quatro receitas que separamos para você, e veja como é fácil trazer um pedacinho do Nordeste para a sua casa!

Receitas com o sabor típico nordestino

 

sururu alagoano

1) Sururu Alagoano
O sururu é um molusco típico das águas do Nordeste utilizado no preparo de diversas receitas da região, como essa de Sururu Alagoano, que traz a mistura inconfundível de aromas e especiarias da cozinha nordestina. Mas você também pode preparar um bom prato de sururu em casa de forma muito prática!

Esse prato principal leva apenas 30 minutos para ficar pronto, rende até cinco porções e pode ser servido com arroz branco ou farofa. Olha só como essa receita é fácil de fazer!

escondidinho

2) Escondidinho de Carne-Seca e Macaxeira
Outro prato que faz bastante sucesso em quase todo o Nordeste - e que vai ganhar o seu coração também - é o Escondidinho de Carne-Seca e Macaxeira. Essa delícia é recheada com carne-seca ao molho vermelho e vem coberta por uma camada de purê de macaxeira (também conhecida como mandioca) e muçarela. Em menos de uma hora, você prepara quatro porções desse prato único, puramente nordestino e extremamente saboroso. Confira a receita completa!

carne de sol com pirao

3) Carne de Sol com Pirão de Leite
Prato típico do sertão nordestino, a Carne de Sol com Pirão de Leite é bastante apreciada na região devido à junção de duas especiarias populares por lá: a carne de sol e a farinha de mandioca (ingrediente principal do pirão).

A carne-de-sol, também conhecida como carne de vento ou carne do sertão, é a carne (geralmente bovina) que passa pelo processo de ser salgada e seca em um lugar coberto e bem arejado. Antigamente, ela era colocada para secar ao sol, mas a técnica - que surgiu da necessidade de conservar o alimento - foi aprimorada. Já o Pirão, não tem sua origem bem definida. o que se sabe é que é um alimento típico também da Angola.

O que importa mesmo é que essas duas delícias combinadas em uma mesma receita resultam nesse prato típico do Sergipe e de dar água na boca! Confira o passo a passo completo!

baiao de dois

4) Baião de Dois
Esse é um verdadeiro clássico da cozinha nordestina! O Baião de Dois é tão famoso que já virou até tema de música do Gonzaguinha, um dos maiores ídolos nordestinos. Precisa de mais motivos para experimentar essa delícia?

A receita leva ingredientes, como feijão-de-corda, manteiga de garrafa, carne-seca e queijo de coalho. Mais nordestino impossível, né? Aqui no site de Sabores você aprende a fazer um baião de dois em apenas uma hora, com rendimento de até sete porções - a família toda vai querer uma provinha! 

Já deu para perceber o aroma deliciosamente nordestino que vai ficar na sua cozinha, né? Vai dar vontade de homenagear o Nordeste todos os dias!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco