Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Cinco receitas vegetarianas simples de preparar

  • Cozinhar faz bem
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

A dieta vegetariana é aquela em que não são consumidos alimentos de origem animal, apenas os de origem vegetal. Ela vem ganhando muita popularidade, seja pela busca de alimentos mais leves ou pela vontade de reduzir o consumo de carne. 

Entre os benefícios do vegetarianismo, a Sociedade Vegetariana Brasileira destaca: a redução do colesterol, a diminuição do risco de doença cardiovascular, a redução da hipertensão arterial e a prevenção de diversos tipos de câncer. 

Tipos de dietas vegetarianas
 

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, além do chamado vegetarianismo estreito (aquele no qual a pessoa não ingere nenhum alimento de origem animal), existem outras correntes que permitem o consumo de alguns alimentos diferentes:

O ovolactovegetarianismo é aquele que permite a presença de ovos, leite e laticínios na dieta.
O lactovegetarianismo não permite o consumo de ovos, apenas do leite e laticínios.
O ovovegetarianismo tem por base a alimentação sem laticínios, mas com o consumo de ovos.

Vale lembrar que há ainda o veganismo, que é quando um vegetariano estreito também não consome nenhum outro tipo de produto que possua origem animal, como roupas de couro, lã e seda, além daqueles produtos que foram testados em animais.

Cuidados da dieta vegetariana

Muitas pessoas iniciam uma alimentação vegetariana sem acompanhamento de um nutricionista, o que é um erro. Ao abrir mão das carnes, é preciso encontrar alguns nutrientes que as carnes têm em outros alimentos. O nutricionista é o profissional capaz de avaliar o seu caso e indicar/acompanhar um cardápio específico para que você consiga os nutrientes que precisa.

Neste nosso vídeo, você confere algumas dicas de como encontrar substitutos vegetais para as proteínas animais: 

Receitas vegetarianas simples e deliciosas

Para você ter um cardápio vegetariano saboroso e prático, temos cinco sugestões de receitas vegetarianas simples que são deliciosas e fáceis de fazer. Lembre-se de consultar o seu nutricionista, certo?

hamburguer vegetariano

1) Hambúrguer vegetariano
Quem disse que vegetariano não come hambúrguer? Esse hambúrguer vegetariano é feito de aveia, ricota, cebola, shoyu, Sabor A MI® Azeite e Ervas e maionese light. A aveia é fonte de proteína; a ricota, por ser uma forma de queijo, possui o aminoácido lisina e a vitamina B12, e a cebola é um legume que conta com lisina e proteína.
Completando essa delícia leve e saudável, há o pão preto (que pode ser substituído por pão de centeio integral, que possui mais zinco), a alface e o tomate. A receita rende quatro porções em apenas 40 minutos de preparo.

quibe vegetariano

2) Quibe vegetariano
O quibe vegetariano traz ingredientes, como batata, cebola, tomate, trigo para quibe (com proteínas e o aminoácido lisina), Sabor a MI® Alho e Sal, e outros.
A receita rende oito porções deliciosas e leva um pouquinho mais de tempo para ficar pronta - cerca de duas horas. Mas calma, isso não significa muito trabalho para preparar o prato: é que o trigo precisa de uma hora para ficar de molho.

 

fritada

3) Fritada brasileira
Essa receita é saborosa, prática de preparar e ideal para quem está em uma dieta ovolactovegetariana (aquela que inclui ovos e derivados do leite). A fritada brasileira leva ingredientes, como ovos batidos, leite, Tempero SAZÓN® Amarelo, azeitonas verdes, cheiro-verde picado, farinha de trigo e batatas.
São seis porções deliciosas que ficam prontas em apenas meia horinha e são feitas no micro-ondas - muita praticidade!
 

travesseirinhos recheados

4) Travesseirinhos recheados
Essa receita é criativa e perfeita para inovar! Os travesseirinhos recheados podem ser servidos como acompanhamento e ficam prontos em uma horinha. A receita rende oito porções e conta com um ingrediente muito importante para os vegetarianos: o brócolis, que é uma verdura com boa quantidade de vitamina C.

 

bobó vegetariano
 
5) Bobó vegetariano
A receita de bobó vegetariano fica pronta em menos de uma hora, rende cinco porções e ainda leva Receita de Casa™ com Pimenta - para dar um gostinho a mais a esse prato maravilhoso!





 

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco