Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Cinco receitas de sobremesas com frutas

  • Cozinhar faz bem
  • 7min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

A importância de consumir frutas todos os dias já não é nenhum segredo. Afinal, elas são fontes riquíssimas de grande parte das vitaminas e nutrientes que o nosso corpo precisa para se manter sempre bem. Mas, você sabia que, além de consumidas ao natural, as frutas também podem ser ingredientes de algumas das melhores sobremesas? Ficou curioso? Confira então cinco dicas de receitas de sobremesas com frutas para você preparar - e se deliciar - agora mesmo!

duas taças de musse de manga

1) Receita de Musse de Manga
Essa receita de Musse de Manga é uma ótima opção para quem busca uma sobremesa rápida e fácil de fazer. Ela fica pronta em 30 minutos (mais 1 hora na geladeira) e leva um toque especial de manga, além de uma deliciosa calda de morango.


 

receita de espetinho de frutas

2) Receita de Espetinhos de Frutas
Tem coisa melhor do que frutas repletas de cobertura? Carambola, morango, uva e manga são alguns dos ingredientes especiais dessa receita de Espetinhos de Frutas. Para completar, você pode fazer uma cobertura de chocolate derretido e outra de creme de leite com refresco de laranja. Fica uma delícia!

 

Receita de crumble de abacaxi

3) Receita de Crumble de Abacaxi
Que tal tentar algo criativo e preparar esse saboroso Crumble de Abacaxi no almoço de família? Essa típica sobremesa britânica leva uma compota de abacaxi coberta com farofa crocante (feita com castanha-do-pará), e é servida com sorvete de coco. Melhor do que esses sabores deliciosos combinados, só a sua praticidade: a receita leva apenas 20 minutos (mais 30 de forno) para ficar pronta!
 

receita de Naked Cake de Frutas vermelhas

4) Receita de Naked Cake de Frutas
Para quem quer impressionar os convidados com uma sobremesa de encher os olhos, a receita de Naked Cake de Frutas é a opção perfeita! Com um toque especial de abacaxi e uma belíssima cobertura de frutas vermelhas, o bolo fica pronto em apenas 30 minutos e serve 10 porções. Rápido, prático e saboroso!

 

bolo de abacaxi com cereja

5) Receita de Bolo de Abacaxi
Essa receita de Bolo de Abacaxi é uma dica mais leve para acompanhar aquela refeição especial. Decorado com rodelas de abacaxi, o bolo chama atenção pelo sabor e aroma inconfundíveis da fruta - além da deliciosa calda de abacaxi.


 

Como escolher as frutas

Mas além de boas receitas (isso agora você já tem!), outro ponto fundamental ao preparar sobremesas com frutas é ter atenção na hora de comprar esses ingredientes! Essa pode ser uma tarefa muito complicada para algumas pessoas, pois é necessário avaliar diversos aspectos antes de decidir o que você vai levar para casa. Como saber, por exemplo, quando se deve escolher uma fruta madura ou verde? Pensando nisso, separei alguns truques para você nunca mais ter dúvidas!

Compre as frutas na época da safra: você provavelmente consegue encontrar as suas frutas preferidas durante o ano todo, mas elas não terão a mesma qualidade de quando estiverem na época correta das safras. É nesse momento que as frutas estão mais desenvolvidas, possuindo ainda mais nutrientes, melhor aroma e sabor - e melhor ainda, preço mais baixo! Veja alguns exemplos de frutas típicas de cada estação:

  • Inverno: abacate, banana, laranja, morango, pera e tangerina
  • Primavera: acerola, caju, cereja, framboesa, jabuticaba, melão e pêssego
  • Verão: abacaxi, coco, jaca, limão, manga e melancia
  • Outono: caqui, figo, kiwi, maçã e uva

Assim você aproveita ao máximo os nutrientes desses ingredientes - afinal, essa é a maior vantagem das frutas. Elas possuem diversas substâncias essenciais para o nosso organismo, como fibras, sais minerais e vitaminas. Por exemplo, a laranja e a banana são ricas nas vitaminas C e do complexo B, respectivamente (a primeira ajuda a fortalecer o sistema imunológico e contribui para a prevenção de gripes e resfriados, já a segunda ajuda no metabolismo em geral).

Examine bem as frutas: na hora de escolher, é muito importante analisar as frutas bem de perto. Primeiramente opte por aquelas mais vistosas, que não estejam nem muito verdes, nem muito maduras. A fruta deve estar firme e sem machucados. O aroma também é um grande indicador da qualidade da fruta; quanto melhor o cheiro, mais saborosa ela está.

Conhecer as frutas é bastante importante para te ajudar a escolher. Por exemplo, o abacate maduro tem a casca bem lisa, fina e verde; já a maçã precisa estar bem vermelha e sem machucados na casca; a laranja deve ter cor intensa e ser pesada (pois assim contém mais sumo); e o abacaxi maduro carrega um aroma doce e agradável, e tem casca dourada.

Evite desperdícios: para não correr o risco de as frutas estragarem antes do consumo, uma dica interessante é comprá-las em diferentes níveis de maturação. Se você for consumi-las no mesmo dia (ou até dois dias depois), compre as mais maduras. Para consumo em até três dias, opte pelas frutas quase maduras. Já aquelas mais verdes podem ser armazenadas e consumidas mais tarde, quando amadurecerem.

Sugestões para você:

Aprenda como fazer creme de milho
Como fazer feijoada tradicional light e vegetariana
Como fazer molho: branco, sugo e outros

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco