• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    Carne de panela: 4 receitas diferentes para inovar

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    A carne de panela é um exemplo de prato tradicional e gostoso, que nos faz sentir bem, porque tem cara de comida de mãe e avó. O melhor de tudo é que você pode inovar e usar os ingredientes que tem em casa.

    A carne, por exemplo, pode ser lagarto, alcatra, coxão mole, fraldinha ou coxão duro. O prato fica delicioso se você acrescentar batata, cenoura, tomate ou azeitonas.

    Você pode cozinhar a carne em uma panela comum ou usar a panela de pressão, o que facilita o preparo, pois reduz o tempo de cozimento. 

    Pode cortar a carne em cubos ou optar por um pedaço único e fatiar depois de pronta. Tudo depende do jeito como quer servir sua carne de panela. 

    Uma dica: antes de cozinhar, frite a carne de todos os lados, até que esteja dourada. Se optar por cortar em cubos, frite-os aos poucos. Isso evita que junte muito líquido na panela, deixando a carne mais úmida e suculenta. 

    Ficou com vontade de preparar uma deliciosa carne de panela para a família?

    Veja, a seguir, 4 receitas fáceis e saborosas.

    4 receitas diferentes para você inovar na carne de panela

    carne de panela ao molho vermelho1) Carne de Panela: esta receita é feita com alcatra cortada em cubos e preparada com Tempero SAZÓN® Vermelho, que dispensa o uso de outras ervas e especiarias, pois o Tempero SAZÓN® já é completo. Basta adicionar uma pitada de sal. Depois, é só dourar os cubos de todos os lados, adicionar batata, cenoura e polpa de tomate e você terá a tradicional carne de panela.

    2) Carne de Panela Especial: a diferença desta receita está no uso de suco de abacaxi para marinar a carne. A fruta tem uma enzima que ajuda a deixar a peça de coxão duro mais macia durante o cozimento, além de dar um sabor adocicado. Após marinar por uma hora com o suco e SABOR A MI® Toque de Louro,  a carne vai para a panela de pressão com cebola e Tempero SAZÓN® Vermelho. 

    3) Carne na Pressão: para preparar carne de panela, você pode utilizar carnes mais macias, como a fraldinha. O que muda é o tempo de cozimento. Esta receita leva tomate e, ao final do preparo, você vai espessar o caldo do cozimento com VONO® Chef Creme de Cebola, que além de contribuir com a textura, substitui o amido de milho e a cebola. Para servir, acrescente azeitona, salsa e pimenta-do-reino. 

    4) Carne de Panela ao Molho Vermelho: comece marinando um pedaço de lagarto. Para isso, deixe a carne na geladeira, por uma hora, com Caldo SAZÓN® Bacon Defumado, vinagre e alho. Após cozinhá-la na panela de pressão, acrescente Tempero SAZÓN® Amarelo, pimentão e extrato de tomate. Você terá um molho cheio de sabor.

    Gostou das dicas? Que tal usar uma dessas receitas de carne de panela e inovar no próximo almoço ou jantar com a família e os amigos? Você pode até preparar no dia anterior e deixar na geladeira. Depois, é só esquentar e servir com arroz branco soltinho ou uma boa salada. Todos vão adorar!  

    Ana Beatriz Pose

    Especialista em Alimentos

    Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

    Fale Conosco

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais