Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Benefícios do abacaxi: conheça as vantagens e aprenda receitas diferentes!

  • Nutrição do dia a dia
  • 6min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Basta um pedaço de abacaxi na carne para ela ficar macia. A responsável por isso é a enzima bromelina, presente nessa fruta, que também tem como função auxiliar na digestão das proteínas, facilitando sua absorção pelo organismo. Esses são apenas alguns dos benefícios do abacaxi, essa fruta tropical tão consumida no Brasil. Na culinária, também é uma ótima opção para receitas doces e salgadas, compondo sobremesas ou excelentes pratos.

O abacaxi e seus nutrientes

O abacaxi é famoso por seu valor nutritivo e de hidratação. Uma das vitaminas que merece destaque é a vitamina C, que além de fortalecer o sistema imunológico, auxilia na absorção do ferro das proteínas de origem vegetal como o feijão, por exemplo, além de ser uma ótima aliada na formação de colágeno pelo organismo. Além disso, o abacaxi também é fonte de fibras e água, importantes para o funcionamento do intestino, sendo uma fruta deliciosamente hidratante para os dias mais quentes.

E seus nutrientes não se encontram apenas na polpa. Os teores são equivalentes ou até maiores na casca, que pode ser utilizada para aproveitar os nutrientes e, ainda, evitar o desperdício de alimentos. 

Qual a melhor época para comprar abacaxi?

Quer saber a melhor época para comprar essa fruta tão cheia de nutrientes? A safra do abacaxi do tipo havaí compreende os meses de dezembro e janeiro. Por ter um sabor levemente mais ácido, ele pode ser utilizado no preparo de bebidas e de receitas doces e salgadas, como molho para carnes, sobremesas e saladas.

Já a safra do abacaxi pérola ocorre em novembro e dezembro. Por apresentar um sabor mais doce, é perfeito para ser consumido in natura

Vale lembrar que, na época de safra, os alimentos apresentam melhor sabor e qualidade nutricional, além dos preços mais reduzidos. Então aproveite para consumir a fruta natural ou preparar receitas deliciosas, como as sugeridas abaixo:

8 receitas doces e salgadas com abacaxi para experimentar!
 

salada de frango no abacaxi1) Salada de Frango no Abacaxi: a apresentação dessa receita fica muito especial pois é servida dentro da casca do abacaxi. A salada é feita com frango e frutas e o molho com iogurte e RECEITA DE CASA™ com Pimenta. Irresistível!

2) Arroz Frito com Camarão e Abacaxi: em apenas 20 minutos é possível preparar essa receita de arroz que tem estilo oriental. Colorida e gostosa, vai ser um sucesso para receber os amigos e a família em casa. Confira a receita completa

3) Frango Agridoce: essa é outra receita de estilo oriental que já é famosa, fácil de fazer e uma boa opção para variar as preparações com frango do dia a dia. Tempere o frango com AJI-NO-MOTO® e realce ainda mais o sabor desse prato que rende quatro porções.
 
4) Lagarto ao Molho de Abacaxi: o abacaxi combina bem com os diversos tipos de carne e fica muito saboroso com essa receita de lagarto assado. Além de fácil preparo e sabor especial, o abacaxi auxilia na digestão das carnes, deixando o prato mais leve.   

5) Peixe Agridoce: esse peixe é gostoso e tem o sabor muito tropical, com abacaxi e leite de coco. As postas são de cação e o tempero especial fica por conta do Tempero SAZÓN® Toque de Limão. Quer mais um motivo para fazer? Seu preparo leva apenas 25 minutos e seu rendimento é de cinco porções. 

6) Costela com Abacaxi: poucos ingredientes e uma receita muito saborosa para fazer em casa. O sabor especial da costela vem da marinada, que é feita com suco de limão, azeite, Caldo SAZÓN® Bacon Defumado e cebola. Para finalizar, o abacaxi é servido caramelizado. Quem vai resistir?

crumble de abacaxi

7) Crumble de Abacaxi: sobremesa não pode faltar, e o crumble é uma opção deliciosa e de apresentação impecável. Ele é feito com frutas e uma farofa crocante, na qual usamos o abacaxi e a castanha-do-pará para garantir a crocância. Sirva com sorvete e surpreenda! 

8) Suco de abacaxi, couve e maracujá: calor combina com bebidas refrescantes e que hidratam o corpo. Esse suco possui uma combinação perfeita de ingredientes para manter o organismo saudável, pois é fonte de água, fibras e vitaminas, ideal para ser consumido logo no início da manhã. 
 

Gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios do abacaxi, essa fruta que já faz parte do nosso dia a dia? Agora, aproveite todos os seus nutrientes, e use e abuse da criatividade, dando um toque ainda mais especial no sabor das suas preparações.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco