Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Aproveitamento Integral dos Alimentos: dicas e receitas

  • Sustentabilidade
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Você sabia que, por ano, mais de um bilhão de toneladas de alimentos é desperdiçado no mundo todo? É muita coisa, não é mesmo? Mas, agora, e se contássemos que é possível evitar todo esse desperdício e ainda preparar receitas deliciosas utilizando os alimentos de forma integral durante o preparo – da casca às sementes?

Parece impossível, mas não é! Levando em consideração que mesmo as partes não convencionais dos vegetais – como cascas, sementes, talos e ramas – possuem muitos nutrientes, fica mais fácil de imaginar formas de incorporar esses elementos nas suas receitas e aproveitar cada pedacinho.

Com o aproveitamento de alimentos, as possibilidades na cozinha se multiplicam! Só para se ter uma ideia, é possível preparar desde coisas bem simples e gostosas – como um petisco de sementes de abóbora ou melão – até mesmo pratos mais elaborados com ingredientes que normalmente seriam descartados.

Ficou curiosa? Então descubra como dar um novo sentido para a sua cozinha e aproveitar melhor os alimentos com as dicas de receitas que separamos para você!

5 receitas para praticar o aproveitamento de alimentos!

berinjela recheada

1) Berinjela Recheada: nessa receita, a berinjela é totalmente aproveitada. Cortada pela metade, ela vai ao forno com um recheio que leva, inclusive, a sua polpa. Essa parte do fruto geralmente vai para o lixo, mas ganha outra função e sabor quando misturada com ingredientes como muçarela, leite, orégano e VONO® Chef Creme de Queijo!

2) Pão de Cenoura e Mandioquinha: a cenoura é uma conhecida fonte de vitamina A e outros nutrientes, mas você sabia que a sua rama é nutritiva, pois contém proteínas e fibras como o próprio legume? Aprenda como usar a cenoura e as ramas para fazer essa deliciosa receita que rende dois pães e vai incrementar os seus lanches!

Veja mais em Vitamina A: para que serve e em quais alimentos encontrar!

3) Tempurá: outra dica legal para aproveitar as ramas da cenoura é preparar uma massa de farinha de trigo, HONDASHI®, sal e água, mergulhar as ramas e fritá-las até ficarem bem crocantes. Confira a receita completa e aprenda um truque para deixar o tempurá bem sequinho e, ainda, como fazer um delicioso molho para acompanhar!

4) Farfalle ao Molho de Abóbora: outro fruto muito utilizado na nossa cozinha e que pode ser aproveitado inteiramente é a abóbora! Nessa receita, o macarrão farfalle é servido com um delicioso molho de abóbora – que é feito com casca e tudo. E ainda dá para aproveitar as sementes dela para torrar e fazer um delicioso petisco!

Aprenda a fazer um incrível Petisco de Sementes de Abóbora em apenas 20 minutos!

5) Batata Rosti com Chuchu Recheada: descascar batatas é um processo um pouco demorado na cozinha e as cascas geralmente vão para o lixo. Nessa receita de Batata Rosti com Chuchu Recheada, a batata é cozida e ralada com a casca – o que, além de economizar tempo no preparo, também ajuda a evitar desperdício! Aprenda como fazer essa delícia na receita completa.

Viu só como dá para fazer pratos incríveis e sem desperdício com o aproveitamento de alimentos? Assim, você usa os alimentos de forma integral e aproveita todos os benefícios que cada parte dos vegetais e frutos têm a oferecer! Não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dessa ideia! ;)

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco