Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Alimentos ricos em fibras: conheça os principais!

  • Nutrição do dia a dia
  • 4min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Consumir alimentos ricos em fibras traz vários benefícios para o organismo. Presentes em uma variedade de frutas, cereais, sementes, verduras e legumes, as fibras são resistentes à digestão e vão direto para o intestino, estimulando seu bom funcionamento. Mas, para que esse efeito aconteça, é preciso tomar bastante água ao ingerir fibras.

Consumir alimentos ricos em fibras auxilia na saciedade, porque elas permanecem no estômago por mais tempo e tornam a digestão mais lenta, retardando a sensação de fome.

Existem dois tipos de fibras: aquelas que ajudam a diminuir a absorção de colesterol, chamadas de fibras solúveis, e as que atuam mais diretamente no bom funcionamento do intestino, as fibras insolúveis. Ambas exercem papel importante no organismo.

Conheça alguns alimentos ricos em fibras

 

  • Cereais integrais: arroz integral, aveia, farinha de centeio integral, farinha de trigo integral, farelo de arroz;
  • Sementes e leguminosas: feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha;
  • Sementes e oleaginosas: linhaça, chia, castanha-do-pará, amêndoa, semente de girassol, gergelim, macadâmia;
  • Verduras e legumes: abóbora, pimentão, brócolis, vagem, cenoura, couve-flor, abobrinha e folhas verdes (couve, espinafre, agrião);
  • Frutas: abacate, goiaba, caqui, pera, kiwi, morango, mamão, uva, manga, ameixa, laranja, banana etc;
  • Frutas secas: figo, pêssego, ameixa, uva-passa, tâmara, damasco.

4 receitas com alimentos ricos em fibras

1) Quiche de Legumes com Farinha de Linhaça: além de farinha de trigo e manteiga, a massa desta quiche leva farinha de linhaça, rica em fibras, e AJI-NO-MOTO®. Para o recheio, você pode usar legumes in natura, congelados ou uma lata de seleta. A cremosidade fica por conta de VONO® Mandioquinha com Cebola e Salsa e do creme de leite.

2) Sopa de Tomate com Grão-de-Bico: com esta receita, você vai aproveitar as fibras do grão-de-bico e do espinafre. Fácil de fazer, esta sopa de tomate ganha ainda mais sabor com o Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO™ e o Caldo SAZÓN® Carne. Uma delícia!

3) Pão com Aveia: aqui a fibra vêm da farinha de aveia, principal ingrediente deste pão, e também das sementes de girassol e abóbora. AJI-SAL® e Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO™ garantem o sabor extra desta preparação. Se você nunca fez pão por medo de errar, esta é a receita certa.

4) Sobremesa Gelada de Banana com Granola: que tal preparar em casa uma granola rica em fibras? Você vai precisar de aveia, castanha-do-brasil, chia, linhaça, Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO™ e mel. Depois é só fazer um creme com banana congelada, leite e FIT Amora. Na hora de servir, monte a sobremesa em camadas. Uma delícia!

Viu como é fácil acrescentar alimentos ricos em fibras na alimentação do dia a dia? Agora é só escolher as receitas que mais gostou e preparar para a família!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco