Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Conheça os alimentos ricos em ferro e algumas receitas bônus

  • Nutrição do dia a dia
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

O ferro é um mineral muito importante para a nossa saúde, pois é fundamental para que as hemácias, células vermelhas do sangue, transportem oxigênio para todo o corpo. Além disso, ele também participa de outras reações do organismo, como auxiliar na produção de energia. Dessa forma, o ferro é essencial para o nosso corpo funcionar melhor.

A falta de ferro pode causar alguns problemas à saúde, como a anemia, uma das principais insuficiências nutricionais do nosso tempo. Uma pessoa com deficiência de ferro pode apresentar sintomas como palidez, falta de apetite, fraqueza e dificuldade de concentração – que são prejudiciais no dia a dia.

Mas a boa notícia é que existem vários alimentos ricos em ferro, que você pode e deve incluir na sua rotina alimentar. Eles são gostosos e fazem bem à saúde.

Conheça os principais alimentos ricos em ferro
 

  • Carne vermelha: em especial, fígado e partes como rim e coração.
  • Carne branca: aves e peixes, como frango, sardinha e atum fresco.
  • Verduras verde-escuras: agrião, mostarda, alface roxa, catalonha e rúcula.
  • Leguminosas: feijão, soja, fava, grão-de-bico, ervilha e lentilha.
  • Oleaginosas: castanha de caju e amêndoas.

Além de consumir esses itens, uma dica para absorver ainda mais o ferro dos alimentos é combiná-los com outros, ricos em vitamina C, já que ela ajuda na absorção do mineral. Uma forma de associar os dois é incluir nas refeições os alimentos que são fonte dessa vitamina, como brócolis, couve e agrião. Ou optar por uma laranja como sobremesa.

A seguir, aprenda receitas com alguns alimentos ricos em ferro e reforce a presença desse mineral na alimentação da família.

5 receitas com ingredientes ricos em ferro

receita do bife de carne moída com aveia

1) Bifinhos de carne moída com aveia: este jeito de preparar a carne moída vai agradar a família inteira. A receita é enriquecida com aveia e temperada com SATIS!® Molho Shoyu Tradicional, que dá um sabor especial. Depois, é só servir com o acompanhamento de sua preferência. O benefício do ferro está presente carne e na aveia.

2) Iscas de fígado aceboladas: o fígado é um dos alimentos mais ricos em ferro e fica uma delícia quando misturado ao Tempero SAZÓN® Toque de Alho – a dica é deixar o tempero penetrar na carne por uma hora, antes de prepará-la. Depois, basta fritá-la e reservar. Use a mesma frigideira para refogar a cebola e os outros legumes, que vão pegar o sabor do fígado.

3) Couve com charque: uma receita deliciosa para variar o tradicional refogado de couve. Aqui, o prato ganha reforço no sabor com um sachê de Tempero SAZÓN® Amarelo. O ferro está presente tanto na couve quanto na carne.

4) Arroz com carne e lentilhas: que tal um prato único para cozinhar, de um jeito bem prático, na panela de pressão? Este fica muito saboroso, graças ao Caldo SAZÓN® Bacon, que combina perfeitamente com os dois ingredientes principais, a carne e a lentilha.

5) Sopa de tomate com grão-de-bico: dias mais frios pedem uma sopa bem gostosa! E esta receita que combina grão-de-bico e tomate é perfeita, porque fica bem saborosa, especialmente quando você acrescenta um sachê de Caldo SAZÓN® Carne.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os alimentos ricos em ferro, é hora de experimentar essas receitas, que são fáceis de fazer e deliciosas. Bom apetite!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco