Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Alimentos com serotonina: deixe seu dia a dia mais saboroso e alegre

  • Nutrição do dia a dia
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Você sabia que alguns alimentos podem nos deixar mais felizes? Não, não estamos falando daquele seu prato preferido que sempre te deixa contente. Alguns alimentos possuem estimulantes que ajudam a liberar um hormônio importantíssimo para o nosso bom humor: a serotonina. 

A quantidade desse hormônio em nosso corpo pode ser aumentada com a ingestão de alimentos que possuam triptofano, vitamina B6 e magnésio. Uma alimentação balanceada (com pouca gordura e boa ingestão de água e fibras, por exemplo) pode ser uma forma muito benéfica de consumir esses nutrientes e fazer seu corpo produzir mais serotonina.

Esse neurotransmissor:

  • é super importante para o nosso bem-estar; 
  • é responsável pela sensação de prazer;
  • também ajuda a regular o nosso sono e apetite.

Que tal incluir alguns desses alimentos no seu cardápio e garantir um dia a dia mais leve e bem humorado?

Uma boa alimentação pode te fazer mais feliz


Mudar alguns simples hábitos alimentares no dia a dia podem te fazer com que, aos poucos, você se sinta mais feliz, alegre, bem humorado e disposto. Como já falamos antes, dar prioridade para uma dieta saudável e rica em água e vitaminas pode ter reflexos muito positivos, inclusive o aumento da serotonina. 

Alguns alimentos já são conhecidos por aumentarem a quantidade de serotonina do organismo, como, por exemplo, o chocolate. Porém, não se engane: alguns chocolates contêm grandes quantidades de gorduras e açúcares, o que traz efeitos contrários à felicidade. Por isso, prefira os chocolates com maior teor de cacau, como o amargo e o meio amargo e que também podem ser utilizados em preparações culinárias. 

Mas, além do chocolate, outros alimentos também podem estimular a sensação de felicidade.

Muitas frutas também possuem estimulantes de serotonina em sua composição, como a banana, abacate, abacaxi e laranja. Essas frutas tão saborosas são ricas em triptofano, uma enzina que auxilia na formação da serotonina. 

Além de estar presente nas frutas, essa enzina pode ser encontrada também em carnes, leguminosas e em leite e derivados. O triptofano também é capaz de deixar toda a musculatura do nosso corpo super relaxada e ajuda a regular o sono.

Aveia, brocólis, grão de bico, mel e carboidratos em geral também são fontes desse nutriente e outras substâncias precursoras de serotonina.

Receitas que podem contribuir com a sensação de bem estar no nosso dia a dia


Além de te deixarem feliz por serem deliciosas, separamos algumas receitas maravilhosas e que têm substâncias importantes para a produção de serotonina no nosso organismo. Você vai ter mais de um motivo para ser feliz. ;)

 

smoothieA primeira receita é uma delícia para o café da manhã. O smoothie matinal é feito com bananas, iogurte, MID® Framboesa e gérmen de trigo, ideal para quem quer procura praticidade e nutrição. As panquecas verdes também seguem nessa linha nutritiva, pois levam na própria massa um alimento fonte de triptofano: o abacate.


 

Bolo de laranja com calda de chocolateO bolo de chocolate é preferência nacional, mas, para variar um pouquinho, a nossa dica é um bolo de laranja com cobertura de chocolate. Perfeito pra qualquer hora do dia e ainda leva dois dos alimentos - o chocolate e a laranja - que podem te ajudar a ficar mais feliz.

Isso porque estimulam a produção de serotonina e outros neurotransmissores que também ajudam no relaxamento. E os efeitos benéficos são melhores ainda se o chocolate tiver pelo menos 70% de teor de cacau, como citado acima. ;)

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco