• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    Alimentação nutritiva: a importância do prato colorido

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    Alimentação nutritiva: a importância do prato colorido 

    Que uma alimentação balanceada é importante para o nosso corpo a gente já sabe. Mas, você sabe como tornar a sua alimentação mais equilibrada e com diferentes nutrientes todos os dias? Quanto mais colorido, melhor! Essa frase parece um clichê, mas é a mais pura verdade.

    Um prato super colorido é o segredo para uma alimentação mais saudável e balanceada. É importante que você mantenha seu prato colorido variando legumes, folhas e frutas, ou que pelo menos consuma alimentos de cores diferentes no almoço e no jantar. Dessa forma você pode manter, seu corpo equilibrado com a ingestão de nutrientes, vitaminas e minerais necessários à saúde. Confira os benefícios das diferentes cores dos alimentos!

    Alimentos alaranjados

    Fontes de vitaminas A, C e do complexo B, os alimentos de cor laranja deixam a pele e os cabelos mais bonitos e melhoram a visão. Seus antioxidantes combatem os radicais livres do nosso organismo e ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
    Em quais alimentos encontrar: cenoura, laranja, abóbora, caju, damasco, mamão, manga, etc.

    Alimentos vermelhos

    Fontes de licopeno, o pigmento responsável por sua cor avermelhada, esses alimentos contribuem no combate ao colesterol e ajudam a prevenir alguns tipos de câncer, pois atuam como antioxidante, combatendo os radicais livres a no nosso organismo. São importantes também para a circulação do sangue e previnem o estresse físico e mental.

    Em quais alimentos encontrar: tomate, morango, goiaba, melância, pimentão-vermelho, cereja, entre outros.

    Alimentos roxos

    Mantém a saúde da pele e ajudam a melhorar o sistema nervoso e a prevenir doenças do coração e dos músculos. Os alimentos roxos contêm uma substância chamada antocianina, pigmentação associada à vitamina B1 e que ajuda a dar mais disposição, tanto mental quanto física.
    Em quais alimentos encontrar: cebola-roxa, repolho-roxo, beterraba, uva roxa, berinjela, jaboticaba e figo roxo. 

    Alimentos verdes

    Fontes de cálcio, ferro, potássio e vitaminas A, C, K. São ricos, principalmente, em magnésio. Possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam a prevenir anemias e doenças cardiovasculares, pois auxiliam na produção de glóbulos vermelhos no sangue, além do fortalecimento de ossos e dentes.

    Em quais alimentos encontrar: brócolis, espinafre, rúcula, couve, pepino, agrião, pimentão verde, salsa, ervilha, limão, etc.

    Que tal misturar todos esses nutrientes em uma só refeição? O Yakissoba é um prato super saboroso e colorido, preparado com diversos legumes! Essa mistura também fica uma delícia em saladas, em camadas de legumes e em um saboroso empadão de legumes.

    Tatiana Sousa

    Especialista em Alimentos

    Comentários

    0 Comentários

    Faça o login para comentar

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais