Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

5 mulheres que provam que “lugar de mulher” é onde ela quiser

  • Datas para não esquecer
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

No dia 8 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data teve origem em greves de operárias no século XX e é uma homenagem à luta pela igualdade de gêneros. Na época, as condições de trabalho eram extremas, com instalações precárias, jornada de trabalho excessiva e salários desiguais - as mulheres recebiam apenas 1/3 do salário oferecido a um homem que desempenhasse o mesmo serviço.

A origem da data é uma greve acontecida em Nova Iorque, em março de 1911, que culminou em um incêndio que matou 146 pessoas, sendo 125 mulheres. A tragédia virou símbolo da luta pela igualdade de gêneros, tornando o debate internacional, mas apenas na década de 70 que a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Essa luta segue até hoje, mas já mostra resultados que, apesar de estarem longe de serem ideais, já significam muito - como a incorporação e reconhecimento de mulheres de destaque na sociedade. Em homenagem à data e a todas nós, separamos a história de 5 mulheres incríveis que já provaram que o nosso lugar é onde quisermos estar!

5 mulheres de destaque para se inspirar
 

A lista poderia contar com dez, cem ou mil mulheres incríveis, mas o texto não teria fim. Então, separamos algumas de nós.

1) Angela Merkel
É impossível já não ter ouvido falar nesse nome. Angela Merkel é, nada menos, do que a Chancelar da Alemanha e a mulher mais poderosa do mundo. Líder de uma das maiores potências políticas do mundo, foi eleita Personalidade do Ano 2015 pela Times e é também uma das pessoas mais influentes internacionalmente. 

2) Marta Vieira da Silva Viegas
Talvez um nome não tão reconhecido quanto Neymar ou Pelé, mas que deveria receber tanto destaque quanto. Na categoria que elege, entre homens e mulheres, o Melhor Jogador do Mundo, Marta já foi eleita 5 vezes! Já recebeu também o título de Maior Artilheira da História da Seleção Brasileira, com 100 gols, superando até mesmo a marca dos 95 gols feitos pelo craque Pelé.

 

 

 

 

3) Malala Yousafzai 
Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2014 - e a mais jovem a receber o prêmio -, Malala Yousafzai é uma ativista defensora da educação feminina. Nascida no Paquistão (país comandado por talibãs contrários à igualdade de gênero), ganhou notoriedade quando iniciou um blog que retratava a situação de seu país. Isso a tornou alvo dos talibãs e culminou em um ataque em 2012. Baleada na cabeça, Malala sobreviveu e continua até hoje sua luta a favor da igualdade.
 

 

 

4) Jim Abramson 
Diretora executiva do The New York Times, Jim Abramson é a primeira mulher a comandar o jornal de maior circulação na cidade que nunca dorme. O fato é inédito nos mais de 160 anos de história do jornal. Além disso, também foi eleita recentemente pela Forbes como uma das mulheres mais influentes do mundo.

 

 

 

 

 

5) Frida Kahlo
Sempre lembrada como “muito a frente de sua geração”, Frida Kahlo foi uma artista  mexicana com uma história conturbada. Ainda jovem, sofreu um acidente que lhe causou dor durante toda a vida, mas apesar do sofrimento, Frida era cheia de vida. Suas pinturas retratavam sua realidade sofrida, com toda a dor que sentia, mas em tons vivos e coloridos. Foi considerada uma pintora surrealista e intensa, merecendo reconhecimento tanto no mundo artístico quanto pela sua história de vida.

 

 

 

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco