• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    4 receitas de sobremesas brasileiras para descobrir o lado doce do Brasil

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    Embora a culinária brasileira seja muito diversificada, às vezes damos muita atenção aos pratos salgados e acabamos esquecendo o nosso lado mais doce. Os doces do Brasil surgiram ainda no período colonial, com a produção em larga escala de cana de açúcar, principalmente na região nordeste. Inicialmente, os doces eram feitos apenas com frutas e mel.Embora a culinária brasileira seja muito diversificada, às vezes damos muita atenção aos pratos salgados e acabamos esquecendo o nosso lado mais doce. Os doces do Brasil surgiram ainda no período colonial, com a produção em larga escala de cana de açúcar, principalmente na região nordeste. Inicialmente, os doces eram feitos apenas com frutas e mel.  

    Com o açúcar surgiram as caldas, compotas e a produção dos doces portugueses com alguns ingredientes brasileiros. Hoje a lista de doces é enorme, do pudim ao brigadeiro, o Brasil tem doces nacionais deliciosos. Separamos algumas das receitas de sobremesas brasileiras mais amadas pela Pátria. Para qualquer momento ou ocasião, doces que agradam a família inteira!

    Brigadeiro

    BrigadeiroQuem nunca se deliciou com um brigadeiro? Super fácil e rápido de fazer, o brigadeiro de panela já se tornou um símbolo nacional e ganhou muitas versões. Também chamado de “negrinho” no Sul do país, o docinho das festas de aniversário é 100% brasileiro. Bem fácil de fazer, preparado com leite condensado, chocolate em pó, manteiga e fica ainda mais gostoso quando coberto com granulado.

    O melhor é que o brigadeiro também pode acompanhar bolos, tortas e muitas outras receitas. Vem ver como preparar um bolo de limão com cobertura de brigadeiro. Delícia!

    Ambrosia

    AmbrosiaChamada de “manjar dos Deuses”, a ambrosia é um doce típico de Minas Gerais, mas também muito popular no Rio Grande do Sul. De origem portuguesa, o doce era muito comum nas festividades do interior brasileiro. É uma sobremesa simples, mas muito gostosa. A receita leva apenas açúcar, leite e ovos, e é muito prática de ser preparada.

    Confira toda a receita de ambrosia para fazer em casa. Hummmmm… É de dar água na boca!

    Cocada

    CocadaPopular na América Latina e em alguns países da África, a cocada é uma sobremesa de origem portuguesa e africana. As escravas preparavam muitos pratos com leite de coco para os senhores de engenho e as sobras do bagaço de coco elas misturavam com melaço de cana e cozinhavam até engrossar.

    Você pode preparar uma cocada deliciosa em casa. Aproveite a receita e chame os amigos para degustarem.

     

    Sagu

    SaguO sagu brasileiro é feito da fécula extraída da mandioca, sendo a junção perfeita da cultura indígena com a cultura portuguesa. Essa sobremesa já era apreciada pelos índios, mas foram os portugueses que criaram o hábito de adoçar o prato.

    O sagu só entrou definitivamente para a culinária brasileira com a chegada da Família Real ao Brasil. Hoje em dia, é comum que o doce seja preparado também com suco de uva, groselha, leite de coco e/ou canela.

    Prepare um sagu especial hoje mesmo, que tal? A família vai adorar!

    Ficou com água na boca? Então veja outras receitas de doces maravilhosos no site da Sabores Ajinomoto: Sorvete de Graviola, Flan de Iogurte, Torta de Limão, Manjar Branco, Torta Holandesa de Morango e muito mais!

    Ana Beatriz Pose

    Especialista em Alimentos

    Comentários

    0 Comentários

    Faça o login para comentar

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais