Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

11 receitas com beterraba para colorir seu cardápio!

  • Nutrição do dia a dia
  • 6min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

A beterraba é uma hortaliça fonte de diversas vitaminas e minerais como a A, B6, C e ácido fólico além de potássio, magnésio e fibras. Esses nutrientes, em conjunto com uma alimentação saudável, são importantes para adequada função cerebral, prevenção de doenças cardiovasculares e essenciais para o bebê durante a gestação, entre outros tantos benefícios. As betalaínas, são substâncias que conferem cor ao alimento, além da sua alta capacidade antioxidante, que é importante na prevenção de diversas doenças. Para aproveitar todos os benefícios do alimento, aqui você vai aprender e se surpreender com 11 receitas para colorir e nutrir seu cardápio.

Dicas para a preparação e o consumo


De sabor adocicado e suculento, a beterraba pode ser consumida na forma in natura, cozida, assada ou utilizada no preparo de diversos pratos, desde os usuais como saladas e sucos até os mais elaborados como feijoada, sopas e crepes. Seus benefícios não param apenas na hortaliça em si: a raiz e suas folhas também são muito nutritivas e não devem ser desperdiçadas. 

Mas você sabia que o ideal é que a beterraba seja cozida no vapor ou no forno, envolta de papel alumínio? Isso porque a maior parte de suas vitaminas e compostos antioxidantes são solúveis em água, então quanto menos contato com a água, menores serão as perdas de nutrientes!

Escolha beterrabas perfeitas para suas receitas

 

Independentemente do tamanho da beterraba, na hora de escolher o mais importante é que elas sejam de cor vermelho-arroxeada, tenham a casca uniforme e estejam firmes ao toque. Beterrabas que parecem enrugadas ou esponjosas não estão mais tão frescas. Além disso, para quem vai aproveitar as folhas, é preciso que a hortaliça esteja firme e com a cor bem viva.

 

Aproveite para comprar no período de safra, onde o alimento apresenta melhor qualidade e, normalmente, preços melhores. Os meses mais fortes são: janeiro, fevereiro, março e outubro.

Agora que você já sabe de todos os benefícios e dicas de como preparar e escolher suas beterrabas, vamos colocar em prática?

Varie suas preparações do dia a dia com 11 receitas especiais!

 

 

1 - Salada de Beterraba com Sódio Reduzido: na sua forma mais natural, essa salada é uma opção de preparo rápido e saudável para quem não quer perder tempo na cozinha. 

2 - Beterraba Assada: já tentou variar o modo de preparo da beterraba? Fazê-la no forno é uma ótima opção para conservar melhor os nutrientes e não perder o sabor. Experimente novas texturas!

3 - Arroz com Beterraba: essa é uma receita especial para oferecer para crianças mais resistentes ao consumo de vegetais. Além de bonito e colorido, é supernutritivo!

4 - Charutinhos de Folhas de Beterraba: não podemos desperdiçar nada na cozinha, principalmente quando o assunto é nutriente. Leve e saudável, o charuto é feito com uma parte cheia de nutrientes: a folha! Recheada com ricota, nozes e com o sabor do Tempero SAZÓN® Amarelo, é um prato perfeito para qualquer ocasião, além de ter um preparo rápido, de apenas 25 minutos.   

5 - Feijoada de Legumes e Talos: ainda seguindo a linha de aproveitamento total dos alimentos, essa feijoada vegetariana feita com talos e folhas de cenoura, beterraba e outros vegetais é leve enutritiva. Para realçar o sabor, use AJI-NO-MOTO®, você vai se surpreender!      

6 - Suflê de Arroz e Beterraba: com ingredientes simples de uso do dia a dia, esse suflê é um acompanhamento que casa bem com todos os tipos de carne e seu preparo é de apenas 20 minutos.

7 - Carpaccio de Beterraba: ótima opção para quem quer uma entrada diferente das saladas tradicionais e que você prepara com poucos ingredientes. 

8 - Crepes de Beterraba: crepes são opções gostosas para todas as refeições e eventos especiais. Uma dica é bater a beterraba crua junto com a massa, pois a cor fica linda, muda a apresentação do prato e ainda aumenta seu valor nutritivo.

9 - Beterrabas Saborosas: é muito comum rechear outros tipos de legumes, mas experimente rechear as beterrabas também. Ficou curioso? Inove na cozinha conferindo a receita completa!

10 - Sopa de Beterraba: para os dias mais frios, nada melhor do que uma boa sopa. Mas em casa acabamos sempre nas mesmas opções e dificilmente pensamos na beterraba como ingrediente. Que tal inovar? Essa sopa é bem versátil pois também pode ser servida fria, ou seja, é ideal para todas as épocas do ano.

11 - Refresco de Laranja com Beterraba: gostoso para o café da manhã ou para ser consumido ao longo do dia, esse refresco é muito rápido pois conta com a praticidade e o sabor de MID® Laranja. 

Ficou surpreso com a variedade de receitas que podem ser feitas com a beterraba? Agora corra pra acrescentar mais desse superalimento no seu cardápio e aproveitar todos os seus benefícios!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco