Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

11 receitas com berinjela: entradas, acompanhamentos e pratos principais!

  • Nutrição do dia a dia
  • 4min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

A berinjela é um vegetal com alto teor de água e uma importante fonte de fibras de minerais, como cálcio, fósforo, potássio e magnésio, e de vitaminas, entre elas A, B1, B2, B3 e C. Além disso, possui vários compostos antioxidantes que fazem dela um alimento funcional

E os benefícios não param por aí! Na culinária, esse vegetal é versátil e pode ser servido como entrada, acompanhamento ou prato principal. E aqui você vai aprender 10 receitas com berinjela, além de outras curiosidades sobre esse ingrediente tão utilizado na refeição dos brasileiros!

Qual o período de safra da berinjela?


O período de safra é quando os alimentos apresentam melhor qualidade e, de quebra, também são oferecidos por preços melhores. No caso da berinjela, existem dois períodos:

  • Berinjela Comum: entre fevereiro e março, e de novembro a dezembro;
  • Berinjela Japonesa: de outubro a maio.

Como escolher a berinjela?


A berinjela mais comum é a de cor roxa com formato ovalado e alongado. Ela apresenta boa qualidade quando o pedúnculo (cabinho) está verde e o fruto escuro, brilhante e macio, com a casca lisa, sem rugas ou manchas!

Depois de conhecer um pouco mais sobre a berinjela, você vai ver como é fácil e variado colocá-la nas preparações do dia a dia. 

Como preparar berinjela?


Com ou sem casca, grelhadas, assadas, cozidas ou fritas, elas funcionam bem em diversas preparações. Se você se incomoda com o sabor amargo da berinjela, uma dica que pode ajudar bastante é deixá-las já cortadas e de molho em uma solução de água com vinagre ou suco de limão. Para 1 litro de água, use duas colheres de sopa do vinagre ou suco. Viu como é fácil?

Confira agora nossas sugestões para você mesmo preparar a berinjela em casa!

11 receitas com berinjela de dar água na boca!

 

Entradas 

Dificilmente as entradas preparadas com berinjela desagradam, pois são fáceis de fazer e muito saborosas. Ficam ótimas acompanhando torradas e pãezinhos e sempre fazem sucesso, desde em ocasiões simples até nas mais sofisticadas. Confira três sugestões deliciosas e que você prepara em até 30 minutos:


Acompanhamentos e Pratos principais 

Devido à sua versatilidade e sabor único, a berinjela pode ser preparada e servida como acompanhamento e até mesmo prato principal, com ou sem carne na preparação. Com essas opções gostosas, ela pode inclusive ser um prato único e completo. Confira aqui algumas sugestões!

Escolheu sua receita com berinjela favorita? Com tantos benefícios e versatilidade na cozinha, a berinjela não pode ficar de fora do seu dia a dia. Bom apetite!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco