Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

10 receitas de farofa para você variar neste prato!

  • Cozinhar faz bem
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

A farofa é um prato típico da culinária brasileira. Ótimo acompanhamento para diversos preparos, ela pode ser feita com uma variedade grande de ingredientes. Versátil, pode ter como base farinha de mandioca crua ou torrada, farinha de milho amarela ou branca e até pão em cubinhos ou ralado.

Mas você sabe qual é a origem da farofa? Ela surgiu com os índios, muito antes da chegada dos portugueses. Preparada com farinha de mandioca, tinha como função principal dar liga aos alimentos, porque os índios comiam com as mãos.

Cada região do país tem a sua farofa preferida. Além das farinhas de mandioca ou milho, que são as mais usadas, a farofa pede uma gordura, que pode ser manteiga, óleo ou banha.

Já os outros ingredientes mudam de acordo com o paladar e a imaginação. Você pode variar o prato e fazer farofa de cenoura, banana, camarão, nozes, frutas secas e até de feijão.

Listamos, aqui, alguns tipos de farofa que fogem do tradicional para você preparar em casa.

10 receitas de farofa para você variar esse prato delicioso

receita de Farofa de banana da terra  com coco - uma ótima opçãoFarofa de Banana-da Terra com Coco: a banana é um ingrediente ótimo para o preparo da farofa. Nesta receita, a banana-da-terra é refogada com cebola, alho e AJI-SAL® com Pimenta. Depois é só acrescentar a farinha de mandioca e finalizar com amendoim e coco seco ralado.

Farofa de Camarão: que tal surpreender os amigos e a família com um acompanhamento bem diferente? Esta farofa de camarão com Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste é molhadinha e deliciosa. O coentro picadinho finaliza o prato e dá frescor.

Farofa de Feijão: quem disse que feijão só combina com arroz? Nesta farofa você pode usar grãos cozidos de feijão fradinho, com pimentão vermelho e Caldo SAZÓN® Legumes.

Farofa de Cenoura: você só vai precisar de 10 minutos para fazer essa farofa. Ela leva apenas farinha de mandioca, manteiga, cebola, cenoura e Tempero SAZÓN® Amarelo, ideal para legumes. Ótimo acompanhamento para pratos com carne.

Farofa de Nozes: sobrou nozes das festas de fim de ano? Experimente fazer essa farofa rápida que combina manteiga, cebola, tomate, SABOR A MI® Alho & Sal, nozes picadas e uvas-passas. Se preferir, substitua as nozes por castanhas de caju.

Farofa Diferente: nesta receita, as tradicionais farinhas de mandioca e de milho são substituídas por cubinhos torrados de pão de forma. A farofa leva ainda linguiça calabresa, cenoura ralada, uvas passas brancas, ovos cozidos e AJI-NO-MOTO®.

Farofa Festiva: esta receita combina o doce da ameixa com o crocante da castanha-do-brasil. O sabor especial fica por conta do Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste. Boa opção para acompanhar carnes suínas.

Farofa Rica: que tal misturar as farinhas de mandioca e de milho? Nesta farofa, as duas farinhas, temperadas com Caldo SAZÓN® Bacon Defumado e cebola, ganham a companhia de castanhas de caju, damasco seco e cebolinha. Uma delícia!

Farofa Saudável: o segredo deste preparo é juntar farinha de milho e aveia em flocos. Para dar sabor, cenoura ralada, azeitonas verdes e CALDO SAZÓN® Costela, que dissolve fácil e tem 0% de gordura.

Farofinha de Ervilha-Torta: essa farofa de farinha de milho flocada leva só 5 minutos para ser preparada. É feita com ervilha-torta, uma leguminosa achatada que tem a vagem macia e delicada. Para temperar, SABOR A MI® sem Pimenta. E para ficar ainda mais especial, basta acrescentar ovo cozido e Tempero SAZÓN® Amarelo.

É difícil conhecer alguém que não goste de farofa, não é mesmo? Ainda mais com tantas opções de ingredientes, como nessas 10 receitas que listamos para você variar esse prato tão tradicional e delicioso.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco