Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Versões vegetarianas de receitas tradicionais para você se inspirar

  • Cozinhar faz bem
  • 4min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Quem disse que vegetarianos não podem comer um delicioso estrogonofe ou até uma feijoada suculenta? Existem diversas formas de transformar receitas tradicionais em versões vegetarianas. Uma delas é substituir as carnes por legumes, cogumelos e leguminosas. Uma outra forma é utilizar os derivados das leguminosas, como a proteína texturizada de soja que, além de substituir o alimento de origem animal, ainda agrega uma quantidade interessante de proteínas vegetais.

Vários pratos tradicionais ficam muito saborosos sem ingredientes de origem animal e ainda permitem aos vegetarianos se alimentar de forma variada e com uma série de bons nutrientes.

Alimentos como trigo, feijão, legumes, cogumelos e proteína de soja, que são de origem vegetal, podem substituir a carne em pratos variados, como quibe, estrogonofe e feijoada. O sabor pode mudar, mas eles ficam tão deliciosos quanto as versões tradicionais.

Com criatividade, muitas receitas podem ganhar versões vegetarianas. O cuscuz paulista, por exemplo, que já leva legumes variados, pode ser preparado sem a sardinha. Na feijoada vegetariana, as partes do porco são substituídas por proteína texturizada de soja e legumes, combinados com o feijão preto. Tofu, grão-de-bico e palmito também são ótimas opções para dar sabor e textura a pratos vegetarianos.

Então, que tal compor o cardápio com as alternativas vegetarianas de pratos tradicionais?

Conheça 6 versões vegetarianas de receitas tradicionais

versões vegetarianas de receitas tradicionais para você se inspirarEstrogonofe de Cogumelos: tradicionalmente preparado com carne ou frango, na versão vegetariana o estrogonofe ganha cogumelos shimeji e paris e cubos de mandioquinha. O sabor extra fica por conta do SATIS!® Molho Shoyu Suave, que combina perfeitamente com cogumelos.

Cuscuz Vegetariano: nesta preparação, ingredientes como palmito, cenoura, milho verde e brócolis ganham destaque e sabor com Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste. Uma mistura de farinhas de milho e de mandioca dá forma ao cuscuz.

Feijoada Vegetariana: a tradicional feijoada ganha sua versão vegetariana com proteína texturizada de soja e legumes acrescentados ao feijão preto. Para tornar o prato mais prático e saboroso, a dica é usar Tempero SAZÓN® Marrom, ideal para o preparo de feijão.

Arroz Integral Vegetariano: Muito popular entre os vegetarianos, o arroz integral desta receita ganha sabor com Tempero SAZÓN® Branco, salsão, vagem e tomate. Uma ótima forma de variar o arroz.

Quibe Vegetariano: preparado com trigo e batata, o quibe vegetariano é temperado com SABOR A MI® Alho e Sal e leva no recheio queijo, tomate e azeitonas. Uma delícia!

Karê de Legumes: o karê tradicional é feito com carnes bovina, suína ou de frango, mas nesta receita quem brilha são os legumes. O toque oriental do ensopado fica por conta do SATIS!® Molho Shoyu Suave.

Agora que você conhece diferentes versões vegetarianas de receitas tradicionais, é hora de aproveitar as ideias e experimentar.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco