Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Receitas com Grão-de-bico: Benefícios para a Saúde e Pratos Deliciosos

  • Nutrição do dia a dia
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Se você busca uma alimentação equilibrada, uma dica é incluir leguminosas nas refeições. O grão-de-bico faz parte desse grupo alimentar e seu consumo traz vários benefícios para a saúde, além de se transformar em pratos deliciosos.

Assim como outras leguminosas, como feijão e lentilha, o grão-de-bico é uma ótima fonte de proteína vegetal. Além de fonte de energia, possui fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino e na sensação de saciedade. Uma série de minerais presentes  na leguminosa contribui ainda para o bem-estar do nosso organismo.

Com presença marcante nas culinárias árabe e indiana, o grão-de-bico é encontrado no nosso mercado cru ou cozido, embalado a vácuo ou em lata, e na forma de farinha.

Com sabor suave e consistência macia após o cozimento, o grão-de-bico pode ser o ingrediente principal de diversos pratos, como cozidos e patês. Fica ótimo também em saladas e em pratos com legumes.

O ideal é deixar uma xícara do grão cru de molho, por 6 a 12 horas, e depois escorrer e cozinhar. Deixar a leguminosa de molho facilita a digestão e a absorção de nutrientes. Além de reduzir o tempo de cocção.

É mais rápido cozinhá-lo na panela de pressão. Para cada xícara (chá) de grão-de-bico, utilize 3 xícaras (chá) de água e cozinhe por cerca de 20 minutos após o início da pressão. O tempo de cocção pode se alterar de acordo com o tempo que o grão ficou de molho.

Agora que você já conhece os benefícios, vamos ver algumas receitas com grão-de-bico deliciosas. O ingrediente pode ser preparado de diversas formas. Que tal inserir essa proteína vegetal no seu cardápio?

6 Receitas Com Grão-de-Bico Deliciosas

 

Confira, abaixo, nossas sugestões de receitas com grão-de-bico.

Grão-de-Bico Sauté

O grão-de-bico já cozido desta receita é salteado com vagem, ervilha-torta e cenoura, temperados com SABOR A MI® Toque de Louro. Excelente acompanhamento ou até mesmo prato principal!

 

Cozido de Grão-de-Bico com Curry

Nesta preparação com toque indiano, o grão-de-bico é cozido  com Caldo SAZÓN® Legumes e curry em pó. Legumes, leite de coco e gengibre complementam o prato de sabor intenso e delicioso. Ótima opção para uma refeição sem carne.

Salada de Folhas com Atum e Grão-de-Bico

Esta salada de alface crespa, rúcula e atum ganha sabor e textura com o grão-de-bico. O segredo para torná-la ainda mais gostosa está no molho, preparado com Tempero SAZÓN® Saladas e Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO™.

Muffin de Grão-de-Bico

Muffins feitos com grão-de-bico já cozido na massa são uma opção nutritiva para o lanche ou como acompanhamento. A massa ganha ainda mais sabor com Tempero SAZÓN® Toque de Alho. Experimente!

Patê Colorido

Estes patês coloridos vão alegrar a sua mesa. O grão-de-bico cozido vai para o liquidificador com RECEITA DE CASA™ com Pimenta e Azeite de Oliva TERRANO™. As cores vêm da cenoura, do espinafre e da beterraba, acrescentados separadamente à pasta.    

 

Cozido de Grão-de-Bico com Lombo e Linguiça

Este ensopado rico e delicioso rende 10 porções. O grão-de-bico cozido com carne suína e legumes ganha sabor com Caldo SAZÓN® Carne. Ótima escolha para o almoço em família.

 

Com essas receitas, você pode variar o preparo do grão-de-bico e ainda aproveitar todos os benefícios dessa leguminosa para a saúde.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco