Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Oleaginosas: veja dicas para consumi-las

  • Nutrição do dia a dia
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Você já deve ter ouvido falar das oleaginosas, alimentos muito presentes na culinária brasileira. Mas sabe o que são e como consumi-las corretamente? Neste conteúdo, você terá uma ideia melhor sobre elas e poderá conferir várias receitas para usá-las no seu dia a dia. Acompanhe!

Oleaginosas: o que são?

 

As oleaginosas, como noz, castanha-do-Brasil, castanha-de-caju, amendoim, avelã, pistache, macadâmia, entre outras, são alimentos ricos em vitaminas e minerais.

Um exemplo de oleaginosa que pode beneficiar a saúde é a castanha-do-Brasil, importante fonte de selênio, zinco e potássio, minerais que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce, no reforço da imunidade, na proteção do sistema cardiovascular e no bom funcionamento da tireoide.

Além disso, as oleaginosas são ricas em gorduras consideradas boas, que auxiliam a controlar os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e a inibir a formação de coágulos que podem prejudicar a circulação.

Mesmo com tantos benefícios à saúde, as oleaginosas, conhecidas também como nuts, devem ser consumidas com moderação, já que são bastante calóricas e em pequenas porções já garantem a quantidade de nutrientes necessária.

Veja como consumir oleaginosas de forma mais saudável

 

Para começar, dê preferência à versão in natura e evite as que já vêm salgadas ou com cobertura açucarada.

Outra dica importante é só comprar oleaginosas- Só compre a granel se tiver certeza da boa procedência e da data de validade. No geral, é mais seguro adquiri-las as oleaginosas embaladas —– se for a vácuo, melhor ainda —, pois, assim, a garantia das suas qualidades nutricionais é maior.

Em casa, guarde-as na geladeira, onde ficam protegidas da luz e do calor ou em embalagens vedadas, em local fresco. Dessa forma, elas mantêm preservadas as características das gorduras boas.

Sobre o consumo, geralmente o recomendado é 30g por dia, mais ou menos o que cabe na palma de uma mão. Se preferir fazer um mix, só para você ter uma ideia: 1 castanha-do-Pará + 4 amêndoas + 2 nozes + 2 castanhas de caju + 5 amendoins, somam, em média, 30g.

As nuts combinadas com frutas secas são uma ótima opção de lanche! Além de nutritivas são fáceis de carregar para o trabalho, por exemplo. Outra opção interessante é misturar as oleaginosas com iogurte ou adicioná-las à salada de frutas.

Se quiser ainda mais possibilidades, uma boa alternativa é usá-las para preparar patês ou “farelos” para criar crostas no preparo de carnes e peixe. As lascas de nuts, como amêndoas, também ficam uma delícia em saladas e no arroz.

Por fim, vale ressaltar o quanto as oleaginosas são versáteis — em geral, podem combinar perfeitamente com receitas doces e salgadas, a exemplo de pães, saladas e bolos.

12 receitas com oleaginosas que são uma delícia

 

1. Frango Assado com Castanha

Uma maneira simples de variar o filé de frango, o segredo desta receita de frango assado com castanha é deixá-lo por meia hora na geladeira no sal, limão e AJI-NO-MOTO®, que realça o sabor dos alimentos.

Depois, o frango ganha cor na frigideira e, em seguida, vai para o forno, salpicado com uma farofa de castanhas. O filé fica com uma deliciosa cobertura crocante. Quem resiste?

2. Salada de Pera com Gorgonzola ao Molho de Castanha

A combinação de sabores desta salada de pera com gorgonzola ao molho de castanha é irresistível —– o amargo da rúcula, o doce da pera, o sabor acentuado do queijo, a suavidade da castanha.
E para completar, o molho fica ainda mais gostoso e prático com Tempero SAZÓN® Saladas.

3. Salada Mix de Folhas, Nozes e Damasco

Esta salada mix de folhas, nozes e damasco atrai os olhos primeiro. Uma mistura de cores de diferentes folhas somadas a nozes, damasco e queijo. É só pôr na mesa para dar água na boca.

Sem contar o molho, à base de limão, pimenta-do-reino, Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO® e AJI-SAL®. Uma delícia!

4. Salmão com Crosta de Amêndoas e Cama de Lentilhas

Esta é uma receita para preparar naquele dia especial, porque vai impressionar os convidados. O segredo do sabor do salmão com crosta de amêndoas e cama de lentilhas é usar HONDASHI®, tempero à base de peixe bonito que deixa as preparações com peixes e frutos-do-mar ainda mais gostosas.

O peixe “salpicado” com amêndoas e combinado com lentilhas fica simplesmente delicioso.

5. Risoto de Abóbora com Castanhas

Este risoto de abóbora com castanhas é delicioso e reconfortante, já que combina a suavidade e doçura da abóbora com o sabor e a textura crocante das castanhas. É uma boa opção para os meses mais frios do ano, quando a abóbora está na temporada.

A base do risoto é feita com arroz arbóreo, cozido aos poucos com Caldo SAZÓN® Legumes diluído em água para dar aquele sabor especial, e a abóbora aparece em duas texturas: refogada, misturada ao arroz, e crispy para finalizar o prato e trazer crocância.

Já as castanhas são refogadas por alguns minutos para ficarem mais saborosas e crocantes.

6. Farofa de Nozes

Quer uma receita curinga? A farofa de nozes é perfeita para acompanhar carnes e aves assadas, peixes ou frutos-do-mar.

Durante o preparo, basta derreter a manteiga e refogar a farinha de mandioca com cebola, tomate, nozes, uvas-passas escuras, cheiro-verde e SABOR A MI® Alho & Sal. Você vai se deliciar de forma simples e rápida!

7. Arroz com Abobrinha e Castanhas

Uma opção simples e rápida para as refeições do dia a dia ficarem ainda mais saborosas e nutritivas é o arroz com abobrinha e castanha. Nesse prato, você vai precisar de manteiga, cebola, arroz, abobrinha italiana e castanha-de-caju torrada. E para facilitar o preparo do arroz e agregar mais sabor temos o Tempero SAZÓN® Branco, que deixa seu arroz mais gostoso!

8. Farofa de Banana com Castanha-do-Pará

Mais uma opção de farofa para você acompanhar carnes e peixe. Nesta receita de farofa de banana com castanha-do-Pará, o diferencial fica por conta da combinação de ingredientes, tornando-a única e muito saborosa.

Afinal, não é tão comum ter vinho no preparo da farofa, que ainda leva bacon, banana nanica, castanha-do-Pará e outros ingredientes que formam um mix de sabores incrível!

9. Fraldinha com Crosta de Nozes

Esta receita de fraldinha com crosta de nozes pode ser preparada em um churrasco, para impressionar família e amigos. A carne é temperada com AJI-SAL® Churrasco preparada na brasa.

Depois que a fraldinha estiver assada, a crosta de nozes picadas com farinha de rosca, alho, tomilho, alecrim e AJI-SAL® Tradicional, traz um toque elegante para essa receita.

10. Filé recheado com Damasco, Nozes e Cream Cheese

Esta é uma opção diferente e saborosa para preparar o filé mignon. Nessa receita de filé recheado com damasco, nozes e cream cheese você vai precisar desses ingredientes, além de cebola e salsa.

Para temperar a carne e dar um toque especial, use o Tempero SAZÓN® Vermelho, que  tem um mix de ervas e especiarias que combina perfeitamente com a carne vermelha.

11.  Risoto de Amêndoas e Passas

Para fazer este risoto de amêndoas e passas você vai preparar o arroz com o Caldo SAZÓN® Legumes, que é prático e deixa os seus pratos ainda mais saborosos, dando toques de salsa, aipo e cenoura.

Ele também é uma ótima alternativa para receitas de legumes, cremes, purês, sopas, tortas (recheios) e pratos vegetarianos.

12. Ensopado de Frango com Amendoim

Este ensopado de frango com amendoim é uma ótima pedida para um dia mais frio ou para quando você deseja uma comida afetuosa, que esquenta o coração.

O toque especial fica por conta do Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste, que traz aquele delicioso toque nordestino às receitas, com salsa, cebola, alho, pimenta-vermelha e coentro! 

Depois de conhecer o que são as oleaginosas e descobrir diferentes formas de usá-las em receitas e no dia a dia, é hora de escolher uma para se deliciar e aproveitar.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco