Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Marmitas congeladas: Aprenda ganhar tempo na cozinha e comer melhor

  • Nutrição do dia a dia
  • 8min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Ter marmitas congeladas sempre à mão é uma ótima oportunidade para comer melhor e não precisar ir para a cozinha todos os dias.

As vantagens são muitas: congelar em porções (e evitar o desperdício); cozinhar os alimentos do seu jeito, fugindo do excesso de sal e de gordura; e concentrar o preparo em um ou dois dias, ou seja, se livrar do compromisso diário com o fogão.

Quando tem à disposição opções saudáveis, como as marmitas, você também evita cair na tentação das comidas calóricas e menos nutritivas, como frituras e carnes gordurosas, por exemplo.

Sem contar que, além de controlar melhor a qualidade nutricional e dos ingredientes, se alimentar com marmitas, principalmente para quem trabalha fora, é mais econômico.

Ter marmitas congeladas no freezer possibilita que você e sua família possam comer comida caseira a qualquer momento, em qualquer lugar.

E, em casa, dá para descongelar as porções necessárias para fazer as refeições com os familiares, no almoço ou no jantar. Tudo bem prático!

Para preparar

As combinações para montar as marmitas são infinitas! Mas, em geral, pense que o ideal é ter sempre um alimento fonte de carboidratos, fonte de proteínas e vegetais.

Os carboidratos podem ser arroz, massas, pão, inhame, mandioca, batata e milho, por exemplo.

Para as proteínas, prefira cortes de carnes magros – bovina (como patinho e lagarto), de frango (como o filé de peito), de porco (como lombo) ou de peixe (como filé de tilápia). Em relação aos grãos e leguminosas, é possível variar entre feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico e soja.

E na lista dos vegetais podem entrar cenoura, vagem, couve-flor e brócolis.

Para preparar as marmitas congeladas, reserve um dia para as compras. Pense em cardápios semanais, faça a lista e siga para o sacolão ou supermercado. O próximo passo é arregaçar as mangas e pilotar o fogão.

Vale lembrar, no entanto, que existem alguns alimentos que se dão melhor com o congelamento, como preparações cozidas, com molho, assadas ou grelhadas.

Outros, nem tanto, a exemplo de vegetais folhosos, como escarola, couve, agrião e alface, além de pepino e rabanete, que murcham e perdem o sabor. Ovos cozidos e omeletes também perdem a textura e ficam borrachudos.

Para congelar

  • Cozinhe os alimentos um pouco menos – deixando-os mais “al dente” – assim, eles ficam mais firmes e mantêm a textura durante o processo de descongelamento.
  • Monte a marmita, de preferência, incluindo um alimento de cada um daqueles grupos já mencionados – carboidratos, proteínas... O ideal é congelar em porções individuais. Assim, você descongela a quantidade mais próxima do que será consumido e evita desperdícios.
  • Espere a comida esfriar na geladeira, antes de levar ao freezer.
  • Arrume a marmita em potes de vidro ou plástico, bem tampados.
  • Coloque uma etiqueta com a data de produção da marmita. O tempo de validade depende do tipo de alimento e de como ele foi congelado, mas, em geral, as marmitas devem ser consumidas antes de um mês.

Dicas importantes

Para descongelar, de preferência, decida na véspera o que vai consumir e deixe a marmita na geladeira. Para terminar o processo, leve ao micro-ondas ou ao banho-maria.

E uma vez descongelado, jamais leve o alimento ao freezer novamente, porque poderá ter havido proliferação de bactérias e existe o risco de contaminação.

Agora que você já conhece as vantagens de ter marmitas congeladas à disposição, vejas algumas receitas que pode incluir nelas.

8 Receitas para colocar na marmita

1) Escondidinho de Carne moída - uma opção completa entre as marmitas congeladasEscondidinho de Carne Moída com Sódio Reduzido: esta é uma receita 2 em 1, porque inclui carne (proteína) e batata (carboidrato). Ou seja, funciona quase como um prato único.

Além disso, fica ótima quando descongelada, porque mantém a textura dos ingredientes. Para deixar essa deliciosa combinação ainda melhor, use AJI-NO-MOTO®, que realça o sabor dos alimentos.

2) Torta de Liquidificador na Marmita: Esta receita é bem prática e rápida de preparar, porque você bate a massa no liquidificador e despeja direto na marmita (própria para ir ao forno). Depois, é só rechear, completar com mais massa e assar. O recheio de frango desfiado, fica uma delícia com Tempero SAZÓN® Verde, que tem ingredientes como cebola, cominho, coentro e páprica.

3) Bife à Rolê Especial: receita descomplicada que você prepara rapidinho. Basta temperar os bifes com Caldo SAZÓN® Carne, recheá-los e cozinhar na pressão. Em pouco tempo, eles ficam macios e suculentos.

4) Filé de Frango Marinado à Grega: O segredo do sabor deste frango é o tempero à base de iogurte natural, azeite, suco de limão, alho, salsa e AJI-SAL® com Pimenta. Depois de ficar curtindo por duas horas na geladeira, o filé está pronto para ir à frigideira. E fica macio e úmido, perfeito para ser congelado na marmita. Uma opção de carne bem gostosa para combinar com o que você quiser.

5) Picadinho à Moda Carioca: esse é um dos pratos queridinhos dos brasileiros e ganha sabor com Tempero SAZÓN® Vermelho – que inclui, além de alho, cebola, orégano, salsa e louro, tem colorífico, que dá uma cor apetitosa à carne.

6) Maminha Assada: Carne assada é sempre uma boa opção para incluir na marmita congelada, porque ela mantém o gosto e a textura. Esta fica uma delícia com o Tempero SAZÓN® Toque de Alho, especial para realçar o sabor de qualquer carne, porque tem alho e cúrcuma. Para montar a marmita, você pode acrescentar brócolis cozidos.

7) Lombo com Mel e Alecrim: Bem prática, esta receita é feita na panela de pressão, onde você põe o lombo e todos os temperos, incluindo o mel, o alecrim e o RECEITA DE CASA™ com Pimenta (um tempero pronto com sabor caseiro feito com pasta de cebola, alho, cheiro verde, sal e pimenta). Depois de cozida, a carne fica macia e suculenta – e mantém essas características ao ser descongelada.

8) Lombo Suíno ao Molho de Tomate e Shoyu: O lombo ganha sabor depois de curtir por meia hora no tempero à base de SATIS!® Molho Shoyu Tradicional e limão. Depois, é só refogar com molho de tomate e... pronto, a carne fica macia e molhadinha, uma opção gostosa para incluir na marmita.

Agora que você conhece várias receitas saborosas para colocar nas marmitas congeladas, é hora de preparar a sua, ganhar tempo na cozinha e, de quebra, se alimentar melhor. Vamos nessa?

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco