Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Como congelar alimentos da forma correta? Confira as melhores dicas!

  • Cozinhar faz bem
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

O congelamento é um processo muito eficiente para conservação dos alimentos. As práticas corretas de congelamento garantem a durabilidade dos alimentos e mantêm a qualidade e o sabor por um bom tempo! 

Esse processo traz diversos benefícios em casa no nosso dia a dia, porém é importante conhecer a forma correta de congelar os alimentos. Aqui você vai conferir diversas dicas para incorporar essa prática na sua cozinha. Confira as vantagens de utilizar essa técnica!

Praticidade e economia

 

Com o uso do freezer, você evita a tarefa diária de cozinhar. Em um ou dois dias é possível preparar um cardápio para ser usado por semanas, congelando porções na quantidade certa para cada ocasião. Você verá que isso trará mais economia no dia a dia, já que cozinhando maiores quantidades de alimentos de uma única vez, você evita o desperdício e ainda reduz o consumo de gás

Além disso, as idas ao mercado e feiras livres para a compra de alimentos se tornam menos frequentes e você conseguirá aproveitar preços mais baixos, sejam pelos alimentos estarem em período de safra ou mesmo em promoções especiais.

postes com alimentos comgelados

Saiba mais sobre o congelamento dos alimentos


Confira algumas dicas sobre a maneira correta de congelar os alimentos:

  • O alimento a ser congelado deve estar fresco, limpo e em boa qualidade. O ideal é que o congelamento seja feito logo após a compra dos produtos. 

 

  • Os alimentos que serão congelados prontos, como arroz, feijão e carnes, devem estar levemente temperados e cozidos apenas pelo tempo mínimo necessário, pois o congelamento pode acentuar os temperos e amaciar os alimentos. Além disso, eles devem ir para o freezer já resfriados. 

  • Para as hortaliças em geral, como o brócolis e a couve-flor, aplique a técnica de branqueamento, que consiste em colocá-los (já limpos e picados) em uma panela de água fervente e esperar até que a água ferva novamente com os vegetais por 2 minutos. Após isso, você deve colocá-los imediatamente em um recipiente com água gelada e gelo por mais 2 minutos ou até que estejam completamente gelados. Então escorra a água e congele os vegetais. 

  • Alguns alimentos como ovos cozidos, maionese e batata não devem ser congelados pois perdem a sua textura, cor e até mesmo o sabor.

  • O tempo de conservação para os pratos prontos, independentemente de serem doces ou salgados, é de 3 meses.

Conheça as embalagens corretas para o congelamento


Alimentos sólidos
Para os alimentos sólidos, você deve utilizar embalagens plásticas apropriadas, como as incolores e atóxicas, e retirar o ar antes de levar ao freezer. Caso o recipiente tenha tampa que não proporcione vedação apropriada, o ideal é fechá-lo com fita. E, se preferir, os sólidos também podem ser congelados em potes ou travessas de vidro.

Alimentos líquidos 
Potes de vidro ou de plástico podem ser utilizados para armazenar alimentos em forma líquida no congelador. Uma ideia legal é congelar também em formas de gelo, pois vai ser mantido por mais tempo. 

Dicas extras

 

  • Verifique sempre se os potes plásticos são livres de BPA e bisfenol (componentes prejudiciais para a saúde);

  • Utilize primeiro os alimentos congelados há mais tempo;

  • Coloque etiquetas em todos os recipientes, com o nome, data em que foi congelado e o prazo de validade.

Está esperando o que para incorporar essa prática que tem tudo para ser um facilitador na correria do dia a dia?

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco