Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Carne de panela: 4 receitas diferentes para inovar

  • 18/11/2019
  • Cozinhar faz bem
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

A carne de panela é um exemplo de prato tradicional e gostoso, que nos faz sentir bem, porque tem cara de comida de mãe e avó. O melhor de tudo é que você pode inovar e usar os ingredientes que tem em casa.

A carne, por exemplo, pode ser lagarto, alcatra, coxão mole, fraldinha ou coxão duro. O prato fica delicioso se você acrescentar batata, cenoura, tomate ou azeitonas.

Você pode cozinhar a carne em uma panela comum ou usar a panela de pressão, o que facilita o preparo, pois reduz o tempo de cozimento. 

Pode cortar a carne em cubos ou optar por um pedaço único e fatiar depois de pronta. Tudo depende do jeito como quer servir sua carne de panela. 

Uma dica: antes de cozinhar, frite a carne de todos os lados, até que esteja dourada. Se optar por cortar em cubos, frite-os aos poucos. Isso evita que junte muito líquido na panela, deixando a carne mais úmida e suculenta. 

Ficou com vontade de preparar uma deliciosa carne de panela para a família?

Veja, a seguir, 4 receitas fáceis e saborosas.

4 receitas diferentes para você inovar na carne de panela

carne de panela ao molho vermelho1) Carne de Panela: esta receita é feita com alcatra cortada em cubos e preparada com Tempero SAZÓN® Vermelho, que dispensa o uso de outras ervas e especiarias, pois o Tempero SAZÓN® já é completo. Basta adicionar uma pitada de sal. Depois, é só dourar os cubos de todos os lados, adicionar batata, cenoura e polpa de tomate e você terá a tradicional carne de panela.

2) Carne de Panela Especial: a diferença desta receita está no uso de suco de abacaxi para marinar a carne. A fruta tem uma enzima que ajuda a deixar a peça de coxão duro mais macia durante o cozimento, além de dar um sabor adocicado. Após marinar por uma hora com o suco e SABOR A MI® Toque de Louro,  a carne vai para a panela de pressão com cebola e Tempero SAZÓN® Vermelho. 

3) Carne na Pressão: para preparar carne de panela, você pode utilizar carnes mais macias, como a fraldinha. O que muda é o tempo de cozimento. Esta receita leva tomate e, ao final do preparo, você vai espessar o caldo do cozimento com VONO® Chef Creme de Cebola, que além de contribuir com a textura, substitui o amido de milho e a cebola. Para servir, acrescente azeitona, salsa e pimenta-do-reino. 

4) Carne de Panela ao Molho Vermelho: comece marinando um pedaço de lagarto. Para isso, deixe a carne na geladeira, por uma hora, com Caldo SAZÓN® Bacon Defumado, vinagre e alho. Após cozinhá-la na panela de pressão, acrescente Tempero SAZÓN® Amarelo, pimentão e extrato de tomate. Você terá um molho cheio de sabor.

Gostou das dicas? Que tal usar uma dessas receitas de carne de panela e inovar no próximo almoço ou jantar com a família e os amigos? Você pode até preparar no dia anterior e deixar na geladeira. Depois, é só esquentar e servir com arroz branco soltinho ou uma boa salada. Todos vão adorar!  

Ana Beatriz Pose

Especialista em Alimentos

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco