Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

VINHOS PARA TODOS

  • Tendências
  • 3min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Quem acompanha um pouco o mundo da gastronomia, percebe quanto os vinhos têm ganhado espaço nessa área. São reportagens em revistas, programas de televisão, seções especiais em supermercados, entrevistas com especialistas, cursos e sites! Muita informação sobre os vinhos está disponível nos meios de comunicação, mas muitas pessoas ainda têm vergonha de se aproximar desse saboroso "desconhecido".

Primeiramente, o vinho é o resultado da fermentação dos açúcares do suco de uva. Tal fermentação é uma simples reação que microorganismos promovem transformando o açúcar da uva em álcool, um processo que é controlado cuidadosamente para que o resultado obtido seja satisfatório.

Muitos tipos de uvas são bons para a produção de vinho e cada uma dá uma característica diferente ao vinho que produz. É o tipo de uva utilizado também que define como ele será chamado: Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, etc.

Já o que determina a cor do vinho (tinto, rosé ou branco) é o seu processo de produção, de forma que uvas brancas produzem vinhos brancos, mas uvas escuras podem produzir vinhos brancos, roses e tintos, tudo depende do processo utilizado e da inclusão ou não da casca da uva, que confere coloração ao vinho.

Algumas regiões são muito valorizadas para a produção de uvas porque apresentam uma combinação especial de solo, clima e relevo, como a França, na Europa, e Chile e Argentina, na América do Sul.

Com essas informações básicas você já pode tentar se aproximar desse novo mundo, que, ao contrário do que pensam, não é exclusivo dos especialistas, enólogos, sommeliers, e etc. Aproveite também, pois esse alimento é riquíssimo em antioxidantes, que dificultam o envelhecimento das células, mas com moderação, claro! Esse efeito benéfico já pode ser observado com o consumo de apenas 100 ml diários de bebida.

Saúde!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco