Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Sopas para o inverno: receitas para mandar o frio embora

  • Cozinhar faz bem
  • 7min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original


Preparar sopas para o inverno é uma ótima forma de enfrentar a estação mais fria do ano com muita nutrição e, claro, sabor! Quer saber mais sobre esse prato, quais os seus benefícios, os tipos de sopa mais indicados para essa estação, e de quebra conferir algumas dicas de receitas? Tudo isso você encontra nesse post!

Benefícios da sopa no inverno

A primeira vantagem de saborear uma sopa quente no inverno é bem óbvia: espantar o frio! Mas os benefícios desse prato não param por aí. Por ser uma receita que preserva a água utilizada no cozimento das verduras e dos legumes, a sopa mantém os nutrientes, vitaminas e minerais desses ingredientes. Ou seja, apostar em sopas para o frio não só ajuda a esquentar, como também é muito nutritivo.

Outro motivo para preparar sopas durante a estação mais fria do ano é a versatilidade desse prato. Dependendo dos ingredientes, a sopa pode ser servida de forma diferente. Aquelas tipo caldo, que só levam verduras e legumes, são ótimas opções de entrada leve. Quando consumidas dessa forma, ajudam na saciedade - o que é ótimo no inverno, época que é comum bater aquela vontade de comer um pouquinho a mais e preparações mais gordurosas.

Já as sopas mais encorpadas, que podem ser servidas como verdadeiras refeições completas, utilizam mais ingredientes. Uma sopa dessas deve ter proteínas (encontrada em carnes magras, peixes e ovos) e carboidratos (presentes no arroz, batata, mandioca e macarrão) - além dos legumes e verduras.

E aqui já vale uma dica: para deixar sua sopa ainda mais completa e dar um toque de sabor, acrescente um fio de azeite de oliva extravirgem depois do cozimento, preservando o aroma e as gorduras boas do azeite.

Conheça os principais tipos de sopa

Existem vários tipos de sopas e muitas variações de receitas. Elas podem ser quentes, frias, levar apenas legumes ou então diversos ingredientes e temperos. Isso é ótimo, afinal, não faltam opções e ideias de receitas para você preparar um cardápio cheio de sopas para o inverno.

Confira alguns dos principais tipos de sopa:

  • Caldeirada: É um tipo de sopa cozida mais lentamente, que leva legumes, peixes e/ou frutos do mar. E, curiosamente, em algumas culturas o peixe da caldeirada é substituído por carne de cabrito.
  • Caldo: Esse tipo de sopa é conhecido por levar legumes variados, grãos, às vezes batata e, em alguns casos, até macarrão - naquelas receitas mais elaboradas.
  • Bisque: De origem francesa, essa sopa tem como ingredientes principais peixes e crustáceos. Ela tem um sabor mais suave e uma consistência cremosa.
  • Consomê: Outra sopa francesa, mas essa aqui tem como característica principal o longo período de cozimento. Ele é necessário para que todos os ingredientes da receita sejam completamente dissolvidos.
  • Creme: é o nome do tipo de sopa mais popular no Brasil; aquela sopa bastante cremosa, que leva diversos ingredientes que são cozidos lentamente e, por fim, batidos no liquidificador.

Como fazer sopa prática e simples

A sopa é nutritiva, combina com o inverno e ainda é muito versátil e variada. Agora que você já sabe tudo isso, chegou a hora de aprender como fazer sopa com uma receita prática e simples. A minha dica é preparar a Sopa Deliciosa, que você pode usar como base e complementá-la com ingredientes que você adora.

Dicas de receitas de sopas para o inverno

O inverno pede um cardápio de sopas saborosas; e sabendo disso, preparei mais dicas de receitas variadas para você se deliciar na estação mais fria do ano. Confira!

sopa de frango

1) Sopa deliciosa de frango:
Essa delícia fica pronta em apenas 25 minutos e rende 5 porções. E uma dica: você pode prepará-la com o peito de frango ou então filés de coxa ou sobrecoxa, o que preferir.
Sopa de Milho: Uma receita clássica que, claro, não poderia ficar de fora da lista. Essa sopa fica pronta em rapidíssimos 10 minutos - perfeita para quando bate aquela fome sem aviso! - e rende 6 porções.

caldo verde2) Caldo Verde com Vono®:
Fala a verdade, você estava só esperando uma receita de caldo verde, né? Sem problemas, essa aqui é feita com o delicioso VONO® Batata com Carne, couve picada e paio defumado. Se preferir, você pode substituir o paio por linguiça calabresa defumada.




sopa de feijao3) Sopa de Feijão:
Favorita de boa parte dos brasileiros, a sopa de feijão é um dica deliciosa para se esquentar no inverno saboreando uma sopa. Essa receita é um pouquinho mais demorada, mas o sabor das 6 porções compensa - e muito!



sopa de capeletti4) Sopa de Capeletti:
O que acontece quando você une cappelletti de frango, Caldo SAZÓN® Galinha, cebola, cenoura e salsão picado em uma sopa? O resultado é essa receita irresistível que fica pronta em 40 minutos e rende 5 porções.



Agora você já sabe como aproveitar sopas para o inverno ser cheio de sabor. Pode vir, friozinho!

Sugestões para você:
Como Fazer Creme de Milho
Como Fazer Pão Caseiro Fácil
Receitas de Inverno para Espantar o Frio

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco