Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Sódio, um mineral importante

  • Nutrição do dia a dia
  • 3min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

O Sódio é um mineral eletrolítico muito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos em nosso organismo. É um elemento de origem mineral que junto a outro mineral, o cloro, forma o cloreto de sódio ou sal de cozinha, como o conhecemos de forma comum.

Porém, não podemos somente considerar o sódio do cloreto de sódio em nossa dieta e sim dos alimentos que ingerimos diariamente também, como por exemplo, leite, carnes, ovos e peixes. E com a alta ingestão desses alimentos, acabamos por ultrapassar a recomendação diária do mineral.

Hoje em dia, a discussão da diminuição da quantidade de sódio ingerida pela população está no auge, principalmente pelos dados de aumento dos casos de hipertensão e doenças cardiovasculares na população. Na verdade, isso tudo acontece porque as pessoas já estão acostumadas a ingerir mais desse mineral do que o recomendado (recomendação para homens e mulheres de 09 a 50 anos: 1500 mg/dia - Fonte: Dietary Reference Intakes: Recommended Intakes for Individuals Elements, Food and Nutrition Board, Institute of Medicine, National Academies, 2004). Porém, não podemos considerar somente o fator "sódio" para o aumento dessas doenças. Já existem estudos que mostram a relação da deficiência do mineral "magnésio" no organismo e sua contribuição para o aumento da pressão arterial.

Portanto, o que precisamos, na verdade, é fazer alterações em nossos hábitos alimentares de forma geral, não só a redução do sal de cozinha, mas também dar prioridade para uma alimentação balanceada, incluindo e dando importância ao consumo de vegetais, frutas e cereais integrais, para contribuirmos assim não só com a diminuição do teor habitual de sódio em nossa dieta, mas também com a manutenção de nossa saúde como um todo!

Um abraço.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco